Nova espécie de dinossauro que viveu no Recôncavo baiano é identificada e recebe o nome de Tieta

Foto: Thales Nascimento/Divulgação

Uma nova espécie de dinossauro foi identificada em fóssil no Recôncavo Baiano, durante um estudo coordenado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A notícia foi divulgada nesta sexta-feira (19).

De acordo com o G1, nova espécie foi batizada de Tietasaura derbyiana, em homenagem à “Tieta do Agreste”, romance do escritor Jorge Amado, e ao geólogo e naturalista Orville A. Derby, fundador do Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil e um dos pioneiros da paleontologia brasileira.

O estudo foi publicado neste mês no no periódico científico Historical Biology e também revelou os primeiros ossos de dinossauros descobertos na América do Sul.

Após analisar os fósseis coletados entre 1859 e 1906, na Bacia do Recôncavo, a equipe de paleontólogos, coordenada pelas pesquisadoras Kamila Bandeira e Valéria Gallo, identificou a nova espécie, a primeira no Brasil de um dinossauro do grupo dos ornitísquios.

“Os achados descritos nesta pesquisa representam, não apenas uma das faunas de dinossauros mais diversas deste intervalo de tempo, mas também uma descoberta histórica importante”, ressalta Bandeira.

“As ocorrências de dinossauros em depósito Pré-Barremiano, ou seja, de cerca de 130 milhões de anos atrás, são raras, mundialmente falando, e consideradas produto de uma escassez global de depósitos continentais desse período”, completa.