Profissionais da saúde, gestores e moradores de Muniz Ferreira participaram, nesta terça-feira (27), da Conferência Municipal de Saúde, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo foi reunir propostas para a elaboração do plano plurianual do setor, que vai orientar as ações de saúde pública pelos próximos quatro anos.
Durante o encontro, os participantes se dividiram em grupos de trabalho temáticos para apresentar sugestões e debater melhorias nos serviços já prestados. As propostas vão integrar o Plano Municipal de Saúde, que também será a base para o Plano Anual de Saúde (PAS), a ser implementado a partir de 2026.
Entre as ações apresentadas para inclusão no plano estão: um carro exclusivo para os agentes de endemias, implantação de lixeiras grandes com reaproveitamento de resíduos para compostagem, ampliação da assistência a crianças autistas e a criação de um serviço gratuito de castração de cães e gatos.
A enfermeira Lais, uma das participantes da conferência, explicou a função estratégica do encontro: “As propostas vão ser levadas para a construção do plano municipal de saúde. O plano vai durar quatro anos e, anualmente, vai ser feita uma programação das prioridades (…). A partir do ano que vem, já vai ter uma programação anual de saúde, que chama PAS, que vai ser decorrente desse plano de quatro anos”.
Ver essa foto no Instagram
Com informações de Kaylan Anibal


