Federação de bancos alerta sobre os novos golpes na internet

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) tem alertado constantemente sobre os novos golpes na internet que têm como alvo os usuários de serviços bancários. Com o aumento do uso de dispositivos móveis e de transações financeiras pela internet, os criminosos têm se especializado em desenvolver novas técnicas para enganar os usuários e obter informações confidenciais, como senhas e números de cartão de crédito.

Entre os golpes mais comuns estão o phishing, que consiste em enviar mensagens falsas por e-mail, SMS ou WhatsApp, simulando serem de um banco ou empresa conhecida, para que o usuário clique em um link e insira suas informações pessoais e bancárias; e o smishing, que utiliza mensagens de texto (SMS) para enganar os usuários e obter informações pessoais.

Além disso, os criminosos têm utilizado cada vez mais a engenharia social, técnica que consiste em manipular a vítima para que ela forneça informações ou execute uma ação que permita o acesso aos seus dados. Essa técnica pode incluir, por exemplo, telefonemas falsos de supostos funcionários do banco ou mensagens que pedem a confirmação de dados bancários em nome de uma instituição financeira.

A Febraban recomenda que os usuários mantenham seus softwares de segurança e antivírus atualizados, evitem clicar em links suspeitos, desconfiem de mensagens inesperadas e procurem sempre verificar a veracidade das informações com as instituições financeiras antes de fornecerem qualquer dado pessoal ou bancário.

Em caso de dúvida ou suspeita de golpe, o usuário deve entrar em contato com a instituição financeira imediatamente e informar o ocorrido. A Febraban também possui um canal de denúncias para fraudes bancárias, o “Não Me Perturbe”.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia