Governo Federal quer reduzir juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS

Foto: reprodução

O Governo Federal quer reduzir os juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS para 1,91% ao mês. A proposta foi apresentada ao Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) nesta quinta-feira (17), em reunião extraordinária.

Atualmente, o patamar é de 1,97% ao mês. A proposta também prevê corte na taxa do cartão de crédito consignado, de 2,89% para 2,83% ao mês.

A justificativa apresentada pelo Ministério da Previdência é a queda na taxa básica de juros (Selic), atualmente em 13,25% ao ano. A Selic é a taxa de juros básica da economia brasileira e é usada como referência para os demais juros do mercado.

A redução dos juros do crédito consignado é uma demanda antiga dos aposentados e pensionistas. O crédito consignado é um tipo de empréstimo que desconta as parcelas do financiamento diretamente do salário ou benefício previdenciário. Isso significa que o aposentado ou pensionista não precisa se preocupar em lembrar de pagar as parcelas, pois elas são descontadas automaticamente.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia