O eixo de rotação da Lua mudou ao longo dos anos, dizem cientistas

Um recente estudo publicado pela revista Nature analisou dados coletados pela sonda Lunar Prospector da Agência Espacial Norte Americana (Nasa) e detectou duas regiões ricas em hidrogênio perto dos polos da Lua, algo que indica a presença provável de água congelada. Tal descoberta revela que a Lua girava em um eixo de rotação com um grau de inclinação diferente do atual há bilhões de anos. Neste tempo, a face da Lua vista da Terra era diferente.

O gelo descoberto traça uma linha que passa pelo centro do satélite natural da Terra, o que os cientistas acreditam que fosse seu eixo de rotação, de acordo com o Último Segundo. A dita linha aponta uma oscilação gradual de seis graus em relação ao eixo atual.

Pesquisas realizadas anteriormente já apontaram que a Lua pode ter se inclinado muito mais, até 35 graus. O estudo diz que “Nossa hipótese fornece uma explicação para a distribuição antípoda do hidrogênio polar lunar, e conecta os voláteis polares à evolução geológica e geofísica da Lua e da história do bombardeamento do Sistema Solar inicial”. (Bahia Notícias)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia