Dia do Enfermeiro: Facemp parabeniza todos os profissionais de enfermagem

Hoje, 12 de maio, é o dia mundial da/do Enfermeira/Enfermeiro, conforme decreto nº 2.956 de 10 de agosto de 1938.
A Enfermagem é uma profissão essencial e considerada nuclear na estrutura das profissões de saúde, no Brasil e no mundo.
Enfermeira/Enfermeiro, qual o seu valor diante do mundo do trabalho? Todos nós sabemos da nossa importância para a sociedade e para a área de saúde. Somos estudiosos do cuidado, aqueles que aprenderam a lidar com um mundo de necessidades, seja na atenção à saúde, seja na gestão. O nosso processo de trabalho fundamenta-se no ser humano. Somos aqueles que planejam, executam, avaliam e recomeçam. Não é possível pensar no funcionamento dos Sistemas de Saúde sem o trabalho dos enfermeiros na assistência, na prevenção e promoção da saúde. Somos presentes em todas as fases da vida: do nascer ao morrer e isso confere a nós a noção de essencialidade no âmbito das profissões.
Da mesma forma, a multifuncionalidade, característica da formação de Enfermeiros, possibilita a expansão dos nossos espaços de atuação, inclusive na gestão, na atenção, na educação e no empreendedorismo.
O Brasil nunca precisou tanto de pessoas que pensam. O Brasil nunca necessitou tanto de humanização, de uma assistência baseada em evidências científicas, de líderes, de críticos, de honestidade, de pesquisadores, desbravadores, inovadores, questionadores, corajosos acadêmicos e estudiosos. O Brasil nunca precisou tanto de nós.
Muito orgulho da história que construímos e dos profissionais que somos. Feliz dia!



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia