Populares invadem fazendas e fazem protesto contra irrigação em Correntina

05 - Copia
06 - Copia
07 - Copia
09 - Copia

Circulam nas redes sociais fotos e vídeo de invasões que teriam ocorrido nesta quinta-feira (02) em fazendas no município de Correntina, na Bahia. As primeiras informações dão conta de que cerca de 500 pessoas, em mais de 10 ônibus, carros e caminhões quebraram a porteira da fazenda e tocaram fogo na sede da propriedade com ajuda de tratores, pulverizadores e outros equipamentos.

De acordo informações o principal objetivo dos invasores seria a destruição de bombas de pivôs, que fazem retirada da água do rio que corta a referida cidade. A agricultura irrigada da região estaria sendo responsabilizada pela seca.

Segundo um blog de notícias da região, o grupo pertence a um movimento comunitário local, ainda não identificado. Eles se auto-denominaram moradores da Comunidade Ribeirinha do Rio Arrojado.

A reportagem veiculada pelo Jornal “O Expresso” de Correntina , destaca que os integrantes do movimento querem coibir a retirada de águas dos rios  pelos grandes projetos de irrigação da região. Uma das fazendas invadidas é conhecida como Igarashi e a outra como Curitiba.

A Fazenda Igarashi detém outorga de água (autorização para explorar) para irrigar uma área de 2.530 hectares com o volume de 180.203 metros cúbicos/dia. A autorização é de 32 pivôs de água superficial (retirada diretamente do Rio Arrojado).

As representações questionam a forma que as liberações de outorgas tem sido feita, sem discutir com a população, e sem nem um tipo de  estudo sério sobre a situação da região, que é berço das águas de um dos principais rio do Brasil, o Rio São Francisco. Com informações do Notícias Agrícolas.

Veja no vídeo momento da invasão:

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia