Brasileiros deixam Gaza e vão para Rafah, na fronteira com o Egito

14/10/2023, Brasileiros na Faixa de Gaza, aguardando retorno para o Brasil via Egito. Foto: Itamaraty/Divulgação

Neste sábado (14), dezesseis brasileiros, incluindo adultos e crianças, que estavam abrigados em uma escola na Cidade de Gaza, foram transferidos com segurança para a cidade de Rafah, próxima à fronteira com o Egito, na região sul da Faixa de Gaza.

Inicialmente, o grupo estava aguardando em Khan Yunis a autorização do governo egípcio para ingressar no território egípcio e embarcar em um voo de retorno ao Brasil. No entanto, as autoridades optaram por transferir os brasileiros para Rafah enquanto ainda estavam em Khan Yunis.

O Palácio do Planalto destacou que essa mudança de local não apenas proporcionou uma noite mais tranquila para os 16 brasileiros, mas também que a “pequena casa” alugada pelo governo em Rafah está a uma curta caminhada da fronteira com o Egito.

Apesar de Khan Yunis ter sido alvo de ataques israelenses no sábado, os outros 12 brasileiros que já estavam na cidade, aguardando autorização para atravessar a fronteira com o Egito, permanecerão lá.

O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, explicou que os dois grupos estão separados por cerca de 13 quilômetros. Ele ressaltou que quando a janela da fronteira se abrir para permitir a imigração, ambos os grupos passarão juntos.

No total, são 14 crianças, oito mulheres adultas e seis homens aguardando o momento de embarcar de volta ao Brasil na Palestina. Uma aeronave da Presidência da República, um VC-2 com capacidade para até 40 passageiros, além da tripulação, está estacionada em Roma, Itália, aguardando o momento oportuno para seguir viagem para o Egito. O Itamaraty, em Brasília, reafirmou que continua negociando com as autoridades egípcias para facilitar a entrada dos brasileiros e de seus familiares no Egito.

Até o momento, o governo brasileiro já conseguiu resgatar 701 brasileiros e seus familiares da área de conflito em quatro voos da Força Aérea Brasileira (FAB).



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia