Primeiro avião da FAB decola de Israel com brasileiros resgatados

Foto: Reprodução/GloboNews

Segundo informações do G1, o primeiro voo com brasileiros resgatados pela Força Aérea Brasileira (FAB) nas áreas de conflito em Israel decolou do aeroporto internacional de Tel Aviv nesta terça-feira (10).

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), informou que a aeronave KC-30, com 211 passageiros, alçou voo às 20h12 no horário local (14h12 no horário de Brasília). Avião fará um voo direto, sem escalas, e a previsão é de que pouse em Brasília às 4h de quarta-feira (11). A lista de passageiros não foi divulgada por questões de segurança. Segundo o Itamaraty, mais cinco voos estão previstos até próximo domingo (15).

Conforme apuração feita pela GloboNews, o governo brasileiro deu prioridade a crianças, idosos, pessoas com deficiência ou enfermos. O MRE também monitora se brasileiros com passagem comprada estão conseguindo deixar Israel através dos voos comerciais.

Atrasos

Incialmente, a era de que o voo chegasse a Base Aérea de Brasília às 1h de quarta. Entretanto, houve um atraso que interferiu no horário de chegada.

Avião decolou às 14h12 (horário de Brasília) de Tel Aviv, mas o plano inicial era decolar às 12h (horário de Brasília). O segundo voo deve chegar na noite de quarta, mas no aeroporto do Galeão (RJ).

Cronograma

Ainda segundo o g1, o governo brasileiro informou que preparadas para a repatriação dos brasileiros no domingo (8). Porém, serão priorizados os os voos as duas aeronaves KC-30 – os maiores aviões da FAB, com maior capacidade para abrigar passageiros.

O cronograma completo prevê partidas diárias saindo de Tel Viv, entre esta terça (10) e sábado (14), sempre às 18h no horário local (12h em Brasília).

Confira abaixo todos os voos planejados:

  • Terça-feira (10): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa à 1h de quarta-feira (11) em Brasília.
  • Quarta-feira (11): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.
  • Quinta-feira (12): avião KC-390, com até 60 passageiros. Faz paradas em Lisboa (Portugal), na Ilha do Sal (Cabo Verde) e no Recife, e depois desembarca às 11h de sexta (13) em Guarulhos (SP).
  • Sexta-feira (13): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.
  • Sábado (14): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.

Contatos para brasileiros

O Ministério das Relações Exteriores detalhou que a embaixada do Brasil em Tel Aviv disponibilizou, através de seu site, um formulário para inscrição de brasileiros interessados nos voos de repatriação.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a embaixada do Brasil em Tel Aviv disponibilizou em seu site um formulário para inscrição de brasileiros interessados nos voos de repatriação.

Para o caso de brasileiros em territórios palestinos, como a Faixa de Gaza, ainda não há voos organizados em razão das dificuldades logísticas e segurança.

O MRE mantém contatos de emergência, através do aplicativo WhatsApp instalado:

  • Escritório em Ramala: +972 (59) 205 5510
  • Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858
  • Plantão consular geral, em Brasília: +55 (61) 98260-0610


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia