Tendências e estilos de viagens para 2024

As tendências e estilos de viagens para 2024 prometem experiências transformadoras para quem busca relaxar, conhecer lugares – Imagem: reprodução

Seja para escapar da agitação do dia a dia, descobrir destinos além dos tradicionais, viver experiências inusitadas ou conhecer de perto a cultura e as tradições das comunidades locais, em 2024, com viagens cada vez mais diversificadas, você poderá embarcar em jornadas que prometem vivências transformadoras. Quer ver?

Tendências e estilos de viagens para 2024 – descubra experiências e diferentes formas de desbravar o mundo

1 – Viagens gastronômicas

O turismo gastronômico há muito tempo tem sido a preferência entre grande parte dos viajantes, porém, em 2024, é provável que a busca por experiências gastronômicas registre uma procura ainda maior. Esse tipo de viagem explora não apenas os sabores locais, mas também técnicas e modos de preparo específicos do lugar. Os viajantes têm a oportunidade de se familiarizar com ingredientes e iguarias locais, bem como absorver conhecimentos sobre as tradições culinárias em restaurantes, mercados, barracas de rua e, dependendo, até mesmo nas casas dos próprios moradores.

2 – Foco no bem-estar

O turismo voltado ao bem-estar tem experimentado uma crescente demanda desde o período pós-pandemia, quando ficou ainda mais evidente a importância do equilíbrio entre corpo e mente. Dessa forma, destinos e roteiros que proporcionam práticas voltadas para o relaxamento e a desconexão, como retiros de yoga, acomodações que priorizam o descanso e experiências focadas no desenvolvimento pessoal, continuarão a ter uma procura bastante significativa em 2024.

3 – Turismo fora das rotas tradicionais

Escolher destinos fora dos circuitos tradicionais é outra tendência cada vez mais popular. Os viajantes têm demonstrado mais interesse em ampliar seus horizontes desbravando lugares alternativos. Essa é uma tendência super positiva para o turismo, pois, além de proporcionar aos viajantes a chance de conhecer novos locais e culturas, reduz os impactos causados pela superlotação de turistas e ajuda a impulsionar o desenvolvimento econômico e social de destinos menos conhecidos.

4 – Set-jetting: viajando para locais de filmes e séries

Set-jetting é o termo que se refere à tendência de viajar para destinos que serviram como cenários para filmes e séries. Embora não seja um conceito novo, a expectativa é que ganhe ainda mais popularidade em 2024. Para ter essa experiência, os viajantes podem escolher entre diversos destinos interessantes como Croácia, Islândia, Jordânia e Nova Zelândia.

5 – Turismo regenerativo

O turismo regenerativo tem como objetivo regenerar os ambientes naturais e as comunidades locais afetadas pelas atividades turísticas. Essa “modalidade”, que tende a crescer em 2024, não apenas oferece experiências significativas para os viajantes, mas, sobretudo, beneficia as pessoas que os acolhem. Alguns princípios-chave do turismo regenerativo incluem restauração ambiental, fortalecimento das comunidades locais, consciência cultural, a minimização do impacto e a promoção de uma conexão mais profunda entre os viajantes e os lugares visitados.

Quer experimentar alguma (ou várias) dessas tendências de viagens em 2024?

Na Adventure Club, agência de viagens especializada em turismo de natureza, você encontra um leque variado de roteiros com foco nos estilos de viagem aqui abordados. Entre em contato com a equipe para tirar todas as suas dúvidas e planejar a sua próxima experiência!



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia