Fim do verão terá fortes chuvas em diversas regiões do país

chuva, temporal
ROBERTO SUNGI / FUTURA PRESS/FOLHAPRESS –

O fim do verão e o início do outono no Brasil serão marcados por grandes acumulados de chuva em diversas regiões do país. A combinação do calor e da alta umidade, intensificada pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), trará chuvas intensas para o centro-norte, norte da região Nordeste, sudeste e sul do país.

Na região Centro-norte, os estados de Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e Goiás podem registrar acumulados acima de 100 milímetros por dia. As chuvas mais intensas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas. No Centro-Oeste, as chuvas deverão ser mais regulares durante a semana, com destaque para Mato Grosso e Goiás, que podem ter volumes em torno de 70 mm/dia. Em Mato Grosso do Sul, a chuva deverá ser irregular, com total em média de 40 mm em 24 horas.

O norte da região Nordeste também terá chuvas intensas, com os estados do Maranhão, Piauí e Ceará podendo registrar acumulados de até 100 mm/dia. No leste da região, as chuvas deverão ser menos intensas quando comparadas com a semana anterior, com valores em torno de 40 mm.

No Sudeste, a previsão é de mais chuva no estado do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo e no sul e Zona da Mata de Minas Gerais, com acumulados em torno de 80 mm/dia. Pontualmente, pode ser registrada chuva mais intensa, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas.

A região Sul terá a semana marcada por temporais isolados, especialmente em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O total de chuva pode ficar em torno de 80 mm.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia