269 municípios da Bahia estão em epidemia de dengue

Foto: Divulgação

A Bahia enfrenta um surto de dengue em 2024, com um aumento de 667% no número de casos em relação ao mesmo período do ano passado. Até o dia 13 de abril, já foram notificados 134.953 casos prováveis da doença no estado, o que representa 269 municípios em situação de epidemia.

Em 2023, no mesmo período, o estado registrou 17.595 casos prováveis. A macrorregião de saúde do Sudoeste concentra a maior parte dos casos (44%) e óbitos (65%).

Durante a reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) nesta segunda-feira (15), o município de Vitória da Conquista foi destacado como o caso mais preocupante. A cidade lidera o ranking de casos prováveis e mortes por dengue na Bahia, com o triplo de casos de Salvador e quatro vezes mais do que Feira de Santana. No total, Vitória da Conquista registra 21.099 casos e 8 mortes confirmadas pela doença. Além disso, o município contabiliza 2.378 notificações de Chikungunya e 1.123 de Zika.

Em cidades como Vitória da Conquista e Feira de Santana, o Governo do Estado sugere a imediata instalação de unidades de referência para acolhimento, notificação, coleta de amostras e encaminhamento para unidades hospitalares, quando necessário. No entanto, as medidas ainda não foram plenamente adotadas.

Até o momento, a Bahia recebeu 170.469 doses da vacina contra a dengue, das quais 110.448 já foram administradas. A campanha está focada em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

Medidas de Prevenção:

É fundamental que a população tome medidas de prevenção contra a dengue, como:

  • Eliminar criadouros do mosquito: água parada em recipientes, pneus, latas, entre outros.
  • Usar repelente: principalmente durante o dia e em áreas com muitos mosquitos.
  • Vestuir roupas claras e compridas: para evitar picadas do mosquito.
  • Manter as casas teladas: para impedir a entrada do mosquito.


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia