Mais de 30 milhões de contribuintes já entregaram declaração do IR

imposto de renda
foto: Reprodução

A menos de uma semana do fim do prazo, a Receita Federal já recebeu mais de 30 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), mas ainda há 13 milhões de brasileiros que precisam regularizar sua situação com o Leão. Até as 16h45 de quinta-feira (23 de maio), o total de declarações entregues chegou a 30.304.862, o que representa 70,5% das 43 milhões esperadas para este ano.

O prazo de entrega, que começou em 15 de março, vai até 31 de maio. A extensão do prazo, segundo a Receita, foi necessária para garantir que todos os contribuintes tivessem acesso à declaração pré-preenchida, disponibilizada após a entrega dos informes de rendimentos pelas empresas, planos de saúde e instituições financeiras.

Entre as declarações entregues até agora, 66,7% devem resultar em restituição do imposto, enquanto 18,4% terão que pagar e 14,9% não têm imposto a pagar nem a receber. A maioria das declarações (81,4%) foi preenchida pelo programa de computador, enquanto 10,7% dos contribuintes optaram pelo preenchimento online e 7,8% pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.

A declaração pré-preenchida foi utilizada por 40,1% dos contribuintes que já entregaram a declaração. Essa ferramenta facilita o processo, pois o declarante recebe uma versão preliminar do documento, bastando confirmar as informações ou fazer as devidas correções. A opção pelo desconto simplificado, por sua vez, foi escolhida por 57,2% dos contribuintes.

Para quem já entregou a declaração dentro do prazo e está nas listas de prioridades, o primeiro lote de restituição está previsto para o próximo dia 31. O Fisco pagará R$ 9,5 bilhões a 5.562.065 contribuintes. A consulta da restituição pode ser feita a partir das 10h de quinta-feira (23 de maio).



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia