TSE confirma eleições municipais em outubro no RS, apesar das enchentes

Foto: reprodução

As enchentes no Rio Grande do Sul e o processo de reconstrução do Estado não impedirão a realização das eleições municipais em outubro, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao Poder360 nesta segunda-feira (20).

A Justiça Eleitoral afirmou que não há discussões sobre o adiamento das eleições no Estado – uma alteração que só seria possível com uma emenda constitucional. A corte eleitoral assegurou que o pleito seguirá conforme o calendário estabelecido, apesar das preocupações logísticas causadas pelas enchentes.

Em entrevista ao jornal O Globo, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), levantou a possibilidade de debater a mudança da data das eleições. Ele argumentou que a troca de administrações municipais poderia prejudicar o processo de reconstrução após as fortes chuvas das últimas semanas.

“Junho já é um momento pré-eleitoral e, em julho, se estabelecem as convenções. É um debate pertinente. O Estado estará em reconstrução, ainda em momentos iniciais, em que trocas de governos municipais podem atrapalhar esse processo. O próprio debate eleitoral pode acabar dificultando a recuperação”, afirmou o governador.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia