A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (14), uma operação sigilosa para apurar a possível participação de integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal em atividades de milícia. Pelo menos dois militares, que fazem parte de grupos táticos da corporação, estão entre os alvos da investigação e foram submetidos a mandados de busca e apreensão. A ação contou com o acompanhamento da corregedoria da PMDF.

De acordo com apurações, os policiais teriam viajado para outro estado com o objetivo de cobrar uma dívida – conduta que pode ser enquadrada como crime de milícia, caracterizando abuso de poder e uso indevido da posição policial para fins particulares.
O crime de milícia foi tipificado na legislação brasileira pela Lei nº 12.720/2012, que alterou o Código Penal para incluir a milícia privada como organização criminosa. Essas organizações costumam extorquir moradores e comerciantes, explorar serviços clandestinos e até atuar no tráfico de drogas. A pena para os envolvidos pode ser severa, a depender do grau de participação nos crimes.