No último domingo (13), Salvador e outras 327 cidades da Bahia estiveram sob alerta de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com previsão de até 50 milímetros (mm) de precipitação em cada município. Na capital baiana, o bairro de Plataforma registrou o maior volume, com 39,8 mm acumulados em 24 horas.

Apesar da atuação do Inmet, o diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, fez críticas às previsões consideradas genéricas. Segundo ele, o modelo meteorológico utilizado pela capital baiana é mais preciso e adaptado à realidade local.
“Salvador possui, desde 2016, o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil. Temos um modelo próprio para nossa cidade, com a escala definida para Salvador. Então, o nível de acerto, embora não seja absoluto, é infinitamente superior ao de todo e qualquer instituto”, afirmou Sosthenes nesta segunda-feira (14).
Ele ainda comparou a abrangência das previsões nacionais com exames médicos: “Os demais institutos fazem suas previsões com escala Brasil. Por vezes, Bahia. Mas são 417 municípios. Aqui, estudamos a realidade da nossa cidade, com suas complexidades. É como se você tivesse as informações de um ultrassom e um tomógrafo. Se um médico precisa de informações mais detalhadas, ele vai de um ultrassom para um tomógrafo”, exemplificou.
Nesta segunda-feira, cidades da região oeste da Bahia continuam sob alerta de chuvas intensas emitido pelo Inmet. Salvador, no entanto, ficou de fora da lista atualizada. Sosthenes destacou ainda que os constantes alertas “generalistas” podem comprometer a confiança da população nas informações meteorológicas, sobretudo quando não se concretizam: “Isso faz com que a população perca a confiança”, alertou o diretor da Codesal.
“Na semana passada, disseram que iria chover 50 milímetros na segunda-feira. Depois mais 50 na terça, e, na quarta, mais 50. Quer dizer, vira achismo. E isso é muito sério, não dá para ser achismo”, completa o diretor. Salvador conta com 147 sensores meteorológicos avaliados diariamente por profissionais.