Donald Trump eleva para 125% tarifa sobre produtos chineses

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) o aumento para 125% das tarifas aplicadas a produtos importados da China, intensificando o conflito comercial entre as duas maiores economias do mundo. A medida foi divulgada por Trump em sua rede social, a Truth Social, como resposta ao recente reajuste chinês, que elevou para 85% as taxas sobre itens norte-americanos.

Foto: reprodução

“Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou, por meio deste, aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato”, declarou Trump na publicação.

Além da retaliação direta à China, Trump também anunciou que reduzirá, por 90 dias, para 10% as tarifas cobradas de outros países em regime de reciprocidade. O Brasil, no entanto, não será afetado pela mudança, já que já integrava o grupo de nações com taxação de 10%.

As novas tarifas entram em vigor oficialmente no dia 5 de abril. As primeiras medidas tarifárias da nova rodada já haviam sido aplicadas ao Brasil e outros países com alíquota de 10%, como parte de um pacote que atinge mais de 180 países e regiões, incluindo União Europeia, Índia, Japão e China.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia