Papa Leão XIV já esteve no Brasil em diversas ocasiões antes de ser eleito

Antes de ser eleito papa, Robert Prevost esteve várias vezes no Brasil. Veja cidades visitadas e eventos que marcaram sua passagem pelo país.

Antes de se tornar o novo líder da Igreja Católica, o cardeal Robert Francis Prevost, agora papa Leão XIV, visitou o Brasil em várias oportunidades, com passagens marcantes por cidades como São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto e pelo Santuário Nacional de Aparecida. As visitas aconteceram principalmente durante sua atuação como superior-geral da Ordem de Santo Agostinho, entre 2012 e 2013.

Papa Leão XIV durante visita ao colégio Agostiniano Mendel; (à esq,.) o diretor Eduardo Flauzino Mendes • Colégio Agostiniano Mendel

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Prevost tinha, inclusive, uma nova viagem marcada ao país antes do conclave que o elegeu papa. Ele participaria da Assembleia Geral dos Bispos de 2025, prevista para acontecer em Aparecida (SP).

Durante seu período de missão na América Latina, o atual pontífice também veio ao Brasil enquanto atuava como missionário no Peru. De acordo com Frei Márcio Vidal Consolación, secretário-geral da ordem agostiniana na região, Prevost acompanhava jovens religiosos que vinham estudar no noviciado da ordem em Bragança Paulista, referência para toda a América Latina.

Em julho de 2013, Prevost esteve no colégio Agostiniano Mendel, na capital paulista, durante a programação da Pré-Jornada Mundial da Juventude. Naquele mesmo mês, também participou da Jornada da Juventude Agostiniana, evento preparatório para a JMJ no Rio de Janeiro, que reuniu cerca de 600 jovens de diferentes países.

A familiaridade do novo papa com o Brasil foi destacada por líderes religiosos do país. “Coração Latino”, celebrou Frei Maurício Manosso Rocha, prior da província agostiniana do Brasil, referindo-se à conexão de Leão XIV com a cultura e os povos da América Latina.