Curso gratuito sobre história da Bahia começa na próxima segunda-feira (14)

Curso gratuito, e aberto ao público, sobre história da Bahia começa na próxima segunda-feira (14), às 17h, na Biblioteca Pública do Estado, no bairro dos Barris, em Salvador.

O curso, intitulado Conversando com sua História em 2016, será mediado pela professora e etnolinguista Yeda Pessoa de Castro. Ela abordará o tema “Yeda Pessoa de Castro: Uma vida dedicada às línguas e culturas negro-africanas no Brasil”.

O curso chega a sua 14ª edição com a missão de novamente mediar a interlocução da sociedade baiana com as assuntos relacionados à história e memórias da Bahia. Nessa apresentação, Yeda falará sobre sua relação com as culturas negro-africanas.

Há 40 anos, sua tese inaugurou, no mundo, os estudos brasileiros das línguas africanas.Até então, a etnolinguista, doutora em Línguas Africanas pela Universidade Nacional do Zaire (Congo), fundadora do Museu Afro-Brasileiro em Salvador é a única nesta especialidade, considerada uma das mais importantes pesquisadoras nesse campo de estudo e uma das mais acatadas no meio acadêmico no exterior e das mais prestigiadas em África.

São mais de quatro décadas dedicadas à investigação séria sobre as línguas e culturas africanas, estreitando os laços Brasil-África por meio de conferências, aulas, publicações e, principalmente, manifestações públicas em prol do reconhecimento acadêmico da importância destes elementos na formação do Português brasileiro.

O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/Secult), é o responsável em abrir a programação.

Programação

Mais duas aulas do Conversando com Sua História estão programadas para acontecer neste mês. Dia 21 será com a professora Larissa Penelú Bitencout Pacheco (Uefs), com o tema “Feira Livre de Feira de Santana e modernização na década de 70”, e no dia 31, em Caetité, a professora Yone Celeste (Uefs), falará do tema “Faces da Educação na Bahia oitocentista: ingênuos e libertandos”, inaugurando a itinerância do projeto. Esta última aula será ministrada no campus VI da Universidade Estadual da Bahia, às 19h. (Tribuna da Bahia)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia