Feira de Santana tem 36 homicídios em 21 dias, diz polícia

De 1º a 21 de março, a polícia de Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, localizada a cerca de 100 Km de Salvador, registrou 36 homicídios. O balanço aponta 17 assassinatos a mais do que no mesmo período do ano passado. De acordo com a Policia Civil do município, a suspeita é de que o aumento no número de homicídios seja decorrente de brigas entre duas facções criminosas.

“Realmente é muita a quantidade de mortes e nós acreditamos prinicpalmente nessa disputa entre essas duas facções. Uma das facções estava, no decorrer do ano passado, acuada, perdeu muito espaço na cidade, muito dos integrantes foram mortos e hoje essa facção está ‘dando o troco’, e vários integrantes da facção oposta se encontra perdendo seus ‘soldados’, explicou o coordenador regional de Polícia Civil de Feira de Santana, João Uzzum.

Ainda segundo a polícia, nove pessoas foram mortas entre o sábado (19) e a tarde desta segunda-feira (21), na cidade. No Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana, oito corpos aguardavam liberação nesta segunda, todos de vítimas de homicídio. Cinco dessas mortes violentas ocorreram no final de semana, enquanto as outras três foram na manhã desta segunda-feira.

Uma das vítimas é o irmão de uma mulher que preferiu não se identificar. Ele foi morto junto com a esposa, no bairro Pedra do Descanso. A mulher relatou que este é o terceiro irmão dela que foi assassinado.

Na tarde desta segunda, Arnaldo Marques Santos, de 23 anos, foi morto com vários tiros por volta das 15h30, no bairro Conceição II. Ele retornava do trabalho e descia do ônibus quando foi executado por dois homens que estavam em uma motocicleta. Arnaldo era deficiente auditivo, mas já tinha sido preso por assalto.

Neste ano, no período de quase três meses, já foram registrado 97 homicídios e um latrocínio, que é roubo seguido de morte. O bairro Tomba é apontado pela polícia como o mais violento, com quatro mortes no local.

“Aqui está fazendo medo. Em todos os cantos a gente só vê isso”, disse o pedreiro José Santana, que mora no bairro Tomba.

As autoridades policiais agendaram um encontro com o secretário estadual de Segurança Pública e representantes de outros órgãos. A reunião está marcada para quarta-feira (23), às 9h, no Sest/Sen, em Feira de Santana. O objetivo será definir um plano de inteligência para combater a criminalidade no município. “Se dá sugestões para o melhor policiamento ostensivo da cidade e ações da própria Polícia Civil, com operações de busca e apreensão, e outras, com o objetivo de conter a onda de crimes”, afirma João Uzzum.

*NM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia