Secti solicita inclusão de mais municípios da Bahia no programa ‘Cidades Digitais’

A inclusão de mais cidades baianas no programa federal ‘Cidades Digitais’ foi solicitada, nesta sexta-feira (18), ao Ministério das Comunicações pelo titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Secti), Manoel Mendonça, durante audiência com a coordenadora geral de Infraestrutura para Inclusão Digital, Eloá Mateus. A experiência na Bahia contempla atualmente nove municípios, mas deve chegar a outros 24, conforme cronograma do ministério.

Barra do Choça (no sudoeste baiano), Anagé (centro sul), Boa Vista do Tupim (centro norte) e Barra (Médio São Francisco) estão na lista para receber o programa federal. Com investimentos em cada município de aproximadamente R$ 500 milhões, a iniciativa do ministério visa modernizar a gestão pública, ampliar o acesso aos serviços e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia.

Dentro do programa, várias realizações estão previstas, a exemplo da construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais; disponibilização de aplicativos eletrônicos de governo para as prefeituras; capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede; e oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como escolas, praças, parques e rodoviárias.

A Representação do Governo da Bahia em Brasília seguirá monitorando o processo de execução do programa, atuando para destravar gargalos e garantir rápida execução na Bahia. (Bahia.ba)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia