Seminário terá participação de especialista britânico em dados abertos

Mark Braggins, fundador da Open Data Camp, comunidade de dados abertos que reúne a maioria dos governos locais do Reino Unido, será um dos debatedores do seminário ‘Banda larga e inovações tecnológicas aplicadas ao serviço público: experiências britânica e brasileira’.

O evento – realizado nesta terça-feira (22), das 9h às 17h, no auditório da Desenbahia (Avenida Paralela) – vai discutor as experiências nacional e internacional sobre projetos governamentais de banda larga e o uso de inovações tecnológicas para aprimorar a prestação de serviços públicos.

O seminário é promovido pela Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das PPPs (RedePPP), liderada pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), em parceria com a London School of Economics and Political Science (LSE Enterprise), a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp-SP) e a Embaixada Britânica no Brasil.

Com inscrições abertas a qualquer pessoa com interesse no tema, o seminário tem vagas limitadas a 140 participantes. As inscrições podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 71 3115-2400.

Pesquisa e inteligência

Mark Braggins foi chefe de Pesquisa e Inteligência do Hampshire County Council e fundou diversas iniciativas de dados abertos e inovação na Alemanha e no mundo. Além da Open Data Camp, destaque ainda para o Hampshire Hub, uma das mais importantes iniciativas de dados abertos do Reino Unido, e a Blue Light Camp, iniciativa voltada para a inovação em serviços de emergência.

O especialista britânico vai participar, a partir das 10h30, do painel ‘Iniciativas de Projetos de Banda Larga: Experiências brasileiras e britânicas’, que também terá a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Manoel Mendonça. O secretário apresentará o estágio atual do Projeto de Banda Larga do Estado da Bahia.

Entre os participantes do seminário, estão ainda Matheus Ortega, gerente de Projetos de Infraestrutura do Prosperity Fund, vinculado à Embaixada Britânica no Brasil; Carlos Alexandre Nascimento, diretor de Programas da LSE Enterprise; e Rafael Castilho, coordenador de Projetos da Fesp-SP.
Parcerias Público-Privadas

“O objetivo do seminário é discutir a experiência recente e as melhores práticas nacionais e internacionais para a estruturação e implementação de projetos inovadores com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, incluindo Parcerias Público-Privadas (PPPs), cidades digitais e smart cities (cidades inteligentes)”, explica o coordenador da RedePPP e chefe da Secretaria Executiva de Projetos de PPP da Sefaz-BA, Rogério Princhak.

O seminário, explica Princhak, irá mostrar a experiência da Inglaterra nas PPPs de tecnologia, pois o país já desenvolveu diversos projetos desse tipo. No Brasil, a única PPP em tecnologia foi feita pelo governo federal junto com a Caixa Econômica e o Banco do Brasil. Trata-se de um data center, ou seja, um banco de dados para armazenamento de informações dos dois bancos.

Parceria

O evento marca o encerramento do primeiro ciclo de trabalho da RedePPP em parceria com a LSE Enterprise e a FESP-SP e a Embaixada Britânica, que foi desenvolvido no intuito de difundir o PPP na região Nordeste. Já foram realizados dois seminários, nas áreas de saúde, em Salvador, e de educação, em Fortaleza.

Além disso, a RedePPP, a London School e a Fesp acabaram de lançar o MBA ‘PPPs e Concessões’, o primeiro do Brasil especializado em parcerias público-privadas. O curso terá uma turma inicial de 50 alunos e será realizado na modalidade educação a distância (EaD), com alguns encontros presenciais.

A RedePPP reúne 30 organizações brasileiras, entre estados, municípios, órgãos federais e agências de fomento. Entre os integrantes da rede estão 14 estados, o Distrito Federal, oito municípios, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF), da Agência Estadual de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio), do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), da Agência de Fomento do Rio Grande do Sul (Badesul), da SC Participações e Parcerias (SCPAR) e da Empresa Mineira de Parcerias (EMIP).(Ascom/Sefaz-BA)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia