Candidatos fazem exame da OAB em Salvador

oab-ok

Candidatos fazem a prova da primeira fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Salvador, neste domingo (3). A prova é realizada no Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), na Avenida Paralela, e começou a ser aplicada às 13h. Os candidatos têm até as 18h para responder às questões.

O assistente jurídico Alexandro Saldanha participa pela segunda vez do Exame da OAB. Este ano resolveu usar a camisa do time do coração, o Bahia, para dar sorte.

Alexandro diz estar tranquilo para fazer o exame, por ter estudado bastante. Na prova do ano passado ele fez 39 pontos. Ele ficou a um ponto de se classificar para a 2ª fase. Para participar da próxima etapa do exame, o candidato deve fazer pelo menos 40 pontos.

“Neste ano deixei de dar atenção a minha esposa, deixei o Bahia de lado e até pedi uma licença de 15 dias para estudar. Acredito que vou passar porque no ano passado não fui para a segunda fase do exame por apenas um ponto e eu nem estudei. Este ano que estudei, estou bem mais confiante. Além disso, vim usando a camisa campeã para me dar sorte”, contou Alexandro em tom de brincadeira.

Recém-formado, Jonatan Caribé faz o exame da Ordem pela terceira vez. “Quando comecei a fazer o exame foi mais um teste mesmo, comecei no 8º semestre. Agora me formei e vou fazer mais confiante. Não fiz nenhuma preparação especial, mas hoje cheguei a responder duas provas por aplicativo do celular”, disse.

A estudante Simone Xavier faz o exame pela primeira vez. Pouco antes de entrar para fazer a prova, ela disse que tentou manter a calma, mas se sentia um pouco nervosa. “Devia ter me preparado mais, estudei umas duas horas por dia porque em um turno eu trabalho e no outro eu estudo. Acho que para estar preparado o candidato deve estudar pelo menos umas seis horas”, afirmou.

Prova
Os candidatos têm cinco horas para responder as 80 questões de múltipla escolha.O exame traz 80 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas de resposta cada. Aqueles candidatos que acertarem, no mínimo, 50% da prova (ou seja, somarem 40 pontos ou mais), serão aprovados para a segunda fase.

De acordo com o edital do exame, a primeira fase abordará disciplinas obrigatórias no currículo mínimo do curso de direito: Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da
Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

Segunda fase
A segunda fase do XIX Exame, também conhecida como prova prático-profissional, vai ser aplicada no dia 29 de maio de 2016. Segundo o edital, os locais de prova deverão ser divulgados no dia 23 de maio.

Exame da Ordem
A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de direito do último ano do curso de graduação em direito ou dos dois últimos semestres. (G1Bahia)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia