Estudante de medicina é condenada a prisão por fraude em cotas em Vitória da Conquista

download

Uma estudante de medicina de 26 anos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, foi condenada a dois anos de prisão após suspeita de ter prestado declaração falsa de endereço para participação em concorrência de reserva de vagas para quilombolas.

A decisão foi julgada pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Vitória da Conquista, por meio do juiz Clarindo Lacerda Brito, e publicada na quarta-feira (30). A denúncia contra a estudante foi acatada após representação do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Conforme a promotora Carla Medeiros dos Santos, o órgão recebeu uma denúncia anônima sobre o caso no final de 2013, ano em que a matrícula foi realizada.

“Recebemos uma declaração anônima e bastante circunstanciada, que nos deu base para investigar. No ato da matrícula, identificamos que a estudante declarou que residia em comunidade remanescente quilombola e apresentou uma declaração falsa da representante da comunidade confirmando a moradia”, narra a promotora.

Com base nas investigações, Carla Medeiros conta que foi constatado que a estudante nunca morou no local declarado, no Povoado da Rocinha, na zona rural do município de Livramento de Nossa Senhora. “Ela sempre morou no centro da cidade tendo vida de classe média”, diz a promotora com base em investigações.

O caso foi remetido à Justiça em 2014. Por meio da denúncia, a 2ª Vara Criminal da Comarca de Vitória da Conquista entendeu que a estudante cometeu crime de falsidade ideológica promovendo condenação de dois anos de prisão em regime aberto. O juiz concedeu à estudante o direito de recorrer da decisão em liberdade.

Também consta na decisão judicial a prestação de serviços comunitários e pagamento de multa no valor de um salário mínimo, que deve ser convertido na aquisição de cestas básicas a serem entregues a entidades públicas ou privadas em funcionamento com destinação social e atuem em prol da comunidade.

Conforme a Justiça, uma decisão sobre possível expulsão da estudante da Uesb fica a critério da Universidade. Procurada pelo G1, a assessoria da Uesb relatou que ainda não foi notificada da decisão judicial e que aguarda documento para emitir posicionamento. (G1Bahia)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia