Helicóptero que caiu há 16 dias em jaguaripe ainda não foi retirado, diz polícia

Dezesseis dias após a queda de um helicóptero na cidade de Jaguaripe, localizada a 240 km de Salvador, a aeronave continua no local do acidente. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (6), pela delegada Ivete Braga, titular da delegacia do município. Quatro pessoas, três passageiros e o piloto, ficaram feridas na queda.

O piloto, que tem 36 anos e é do estado de São Paulo, está internado no Hospital do Subúrbio, em Salvador, desde o dia do acidente. De acordo com informações da diretoria médica da unidade de saúde, passadas ao G1 nesta quarta-feira, o piloto tem estado grave e segue na UTI, em coma induzido e respirando com a ajuda de aparelhos. Ainda segundo informações do hospital, a vítima teve traumas torácico, vascular e ortopédico e foi submetida a algumas cirurgias. Não há previsão de alta.

Os demais ocupantes do helicóptero, que também foram levados para o Hospital do Subúrbio, receberam alta logo após o acidente, de acordo com informações da unidade de saúde. Eles são dois homens, de 40 e 43 anos, e uma mulher de 36.

Segundo a polícia, até esta quarta-feira, nenhum dos envolvidos foi ouvido na unidade policial. Testemunhas que viram a aeronave apresentar problema e cair também não compareceram à delegacia.

Aeronáutica
De acordo com informações da assessoria da Aeronáutica, em casos como esse, a retirada da aeronave do local do acidente é de responsabilidade da empresa ou do dono do equipamento. Nesse caso, o proprietário do helicóptero é o piloto que comandava a aeronave no momento da queda.

A delegada Ivete Braga, de Jaguaripe, informou que apenas o dono da aeronave, ou algum familiar, pode intermediar a retirada do helicóptero do local, que é de difícil acesso, em mata fechada na região de Jaguaripe. A delegada informou que, até o momento, nenhum familiar do piloto se apresentou na unidade policial para fazer o procedimento. As causas do acidente ainda são apuradas.

Investigações
No dia seguinte ao acidente, uma equipe dos Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II) esteve no local da queda da aeronave para fazer uma investigação que, segundo a Aeronáutica, tem o objetivo de evitar novos acidentes. Um laudo será feito com o material colhido pela equipe no local. Não há previsão para a conclusão do documento.

Caso
Um helicóptero caiu na Fazenda Piedade, perto do povoado Terra Santa, na cidade baiana de Jaguaripe, na tarde do dia 21 de março. Quatro pessoas ficaram feridas. Segundo o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), que atuou no resgate dos feridos, duas vítimas tiveram ferimentos graves. Todas elas foram socorridas para o Hospital do Subúrbio, em Salvador. Inicialmente, a assessoria da Aeronáutica e o Graer informaram que cinco pessoas que estariam na aeronave ficaram feridas.

Segundo testemunhas, o acidente aconteceu por volta das 9h30 da manhã. Tanto o Graer quanto o Samu afirmaram no dia do ocorrido que foram acionados por volta das 11h por populares, e confirmaram que moradores disseram que o helicóptero caiu quase duas horas antes do chamado.

A aeronave que caiu é modelo AS-350, um helicóptero monoturbina leve. Segundo a Aeronáutica, o helicóptero tem capacidade para transportar entre cinco e seis pessoas, mais o piloto.

De acordo com testemunhas, ao decolar de Nazaré para voltar para Morro de São Paulo, o helicóptero bateu em um fio de alta tensão e perdeu altitude. Em seguida, a aeronave caiu. Moradores da região de Jaguaripe ajudaram a resgatar as vítimas até a chegada do Samu e do Graer.

Ainda segundo testemunhas, o acidente aconteceu por volta das 9h30 da manhã. Tanto o Graer quanto o Samu afirmaram ao G1 que foram acionados por volta das 11h por populares e confirmaram que moradores disseram que o helicóptero caiu quase duas horas antes do chamado

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia