Número de mortes associadas à microcefalia chega a 28 na Bahia

O número de mortes associadas à microcefalia na Bahia subiu para 28, conforme balanço que compreende o período de outubro de 2015 até 2 de abril. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) nesta terça-feira (5). O último balanço, divulgado no dia 29 de março, apontou 27 óbitos.

De acordo com o órgão, o novo registro de morte foi em Ilhéus, no sul do estado. Antes, já tinham sido registrados óbitos nos seguintes municípios: Alagoinhas (1), Anguera (1),Camaçari (3), Conceição do Jacuípe (1),Cravolândia (1), Crisópolis (1), Monte Santo(1), Barro Preto (1), Campo Formoso (1),Itabuna (1), Itapetinga (1), Olindina (1),Salvador (6), Tanhaçu (1), Esplanada (1),Feira de Santana (1), Presidente Tancredo Neves (1), Santo Antônio de Jesus (1),Simões Filho (1) e Senhor do Bonfim (1).

De acordo com os novos critérios de perímetro cefálico estipulados pelo Ministério da Saúde, o balanço atualizado da Secretaria Estadual da Saúde da Bahia aponta 563 casos notificados em 128 municípios. Desses, 232 foram investigados com a realização de exame de imagem e/ou exame laboratorial, sendo 171 confirmados e 61 descartados.

Boletim divulgado pela Sesab no dia 29 de março apontou que o número de mortes associadas àmicrocefalia havia subido de 24 para 27 no estado da Bahia. Estes dados já levaram em consideração os novos parâmetros indicados pelo Ministério da Saúde, que determinam as notificações de microcefalia para bebês do sexo masculino com perímetro cefálico menor que 31,9cm, e para bebês do sexo feminino com perímetro cefálico menor que 31,5cm.

Antes, a notificação de microcefalia levava em consideração o perímetro cefálico menor ou igual a 32 cm para diagnóstico da doença.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia