90% da produção de grãos da Bahia vem do território da fronteira

A safra de grãos do Matopiba na Bahia confirma a força produtiva do agronegócio regional

RTEmagicC_e96584b5a8.jpg

São 8,068 milhões de toneladas de grãos produzidos, um acréscimo de 5,1% em relação à safra passada, em meio a 3,137 milhões de hectares. De todo montante produzido pela Bahia, estima-se que 90% foram oriundos dos municípios que compõem o território do Matobipa, ou seja, aproximadamente 7,261 milhões de toneladas. A safra de grãos do Matopiba na Bahia confirma a força produtiva do agronegócio regional com a integração das fronteiras agrícolas formadas também por  Maranhão, Tocantins e Piauí.

Ao todo, o Matopiba respondeu por cerca de 9,3% da produção da safra brasileira de grãos 2014/2015. Diante deste desempenho e com expectativas de expansão de área plantada, o Matopiba foi o centro das discussões durante a 12ª edição da Bahia Farm Show, no município de Luís Eduardo Magalhães. Durante quatro dias de evento, a feira de agronegócio e tecnologia reuniu produtores, poder público, fornecedores e instituições financeiras para mostrar a capacidade produtiva da fronteira agrícola. “Nós sabemos que a gente pode avançar e avançar muito. E  isso só se faz com sustentabilidade e segurança. Precisamos unir forças para melhorar a logística da região e trazer desenvolvimento para todos”, defende o presidente da Bahia Farm Show e da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia, Júlio Busato.

Os números da Secretaria Estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri) mostram o alto desempenho  e o potencial de expansão do setor agrícola do estado junto ao Matopiba, como destaca o secretário da pasta, Vitor Bonfim. “Com o Matopiba, podemos promover conjuntamente com os outros estados o desenvolvimento de toda a região, melhorando o escoamento da produção, fortalecendo as defesas sanitárias, investindo em tecnologia e inovação, para tornar a agropecuária do Matopiba pujante, e servir de modelo para o restante do país”.

Fonte: Correio



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia