Exposição Paisagens Sertanejas em Miniaturas encantam visitantes

O museu fica localizado no Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana/Uefs e é necessário agendamento prévio para visitação para grupos com mais de cinco pessoas.

estupro
exposição
exposição2

O Museu Casa do Sertão/UEFS realiza até o dia 15 de julho, a exposição Paisagens Sertanejas em Miniaturas do artesão baiano Edson Duarte Marques da Silva, retratando com fidelidade e riqueza aspectos do morar sertanejo, “cercado” pela caatinga, através de uma beleza própria.

O horário de visitação no Museu Casa do Sertão é de segunda feira à sexta-feira, no horário das 08h15 às 11h30 e das 14h15 às 17h. Sendo que nas segundas-feiras o atendimento só ocorre no período da tarde. O museu fica localizado no Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS, e é necessário agendamento prévio para visitação para grupos com mais de cinco pessoas.

Tendo como mote o conceito de paisagem cultural, a mostra, busca refletir ações dos museus brasileiros em torno dos vestígios resultantes da interação do homem com a natureza, e, reciprocamente, da natureza com o homem. Dessa forma, a paisagem cultural também abrange as ideias, significados, valores e singularidades do lugar, mostrando as transformações que ocorrem ao longo do tempo no processo de agenciamento do homem no meio ambiente em que vive.

Nesta perspectiva, Edson Duarte, artesão proveniente de Riachão do Jacuípe, município que integra o território de identidade Portal da Bacia do Jacuípe, traduz em miniaturas alguns símbolos das paisagens sertanejas. Sua obra tem como referência o sertão semiárido, com destaque para as típicas casas da zona rural, retratando nas mesmas o desgaste promovido pelo uso e pelo passar dos anos, vestígios das histórias de vida de seus moradores.

Ao miniaturizar essas construções, o artesão, apresenta símbolos e matrizes próprias da sua realidade local e regional, numa representação afetiva e memorial de um pequeno recorte da paisagem cultural que envolve a caatinga e o sertanejo.

Sobre o artesão
Edson Duarte Marques é filho de Maria Edna São Paulo Silva e Arnaldo Marques da Silva, já falecidos. Tem seis irmãs e mora na Avenida Conselheiro Eliel Martins, na cidade de Riachão do Jacuípe. É contratado pela Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuipe, ministrando oficinas, de música, artesanato e reciclagem de papel no Centro de Atenção Psicossocial (CAPs). No Centro de Amor e Transformação (CAT), entidade que atende indivíduos em condições sociais de risco, desenvolve as mesmas oficinas como voluntário; é membro atuante da Associação de Proteção aos Animais “Beato Salu” (Aparj), exercendo, atualmente, a função de presidente; integra também a associação ambiental Amigos do Rio Jacuípe.

Fonte: Bocão News



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia