Na Bahia voluntários fazem tapetes de Corpus Christi que chegam a 2km

Tradição é mantida há 32 anos por fiéis voluntários em Feira de Santana.
Mais de 200 pessoas confeccionam peças que enfeitam avenidas da cidade.

 

Mesmo com chuva e o frio, a Avenida Senhor dos Passos, em Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador, ficou tomada por tapetes tradicionais do Corpus Christi, confeccionados por fiéis, na manhã desta quinta-feira (26). A montagem ocorre em dois outros pontos da cidade: avenidas Getúlio Vargas e Conselheiro Franco, Totalizando dois quilômetros. Os trabalhos começaram ainda de madrugada, às 3h.

Os tapetes são confeccionados por mais de 200 pessoas voluntárias de paróquias da cidade. Os materiais utilizados são pó de café, pó de mármore, sal, papel, retalhos de tecidos e pó de serra. A tradição na cidade já dura 32 anos.

Em Feira de Santana, uma missa foi realizada às 8h30 no coreto, em frente à Catedral Metropolitana de Santana.

Por volta das 10h, o cortejo da procissão seguiu pela Avenida Presidente Dutra,  Avenida Senhor dos Passos, Praça João Pedreira e Rua Conselheiro Franco.

 

Salvador

Uma missa campal foi realizada na manhã desta quinta-feira, em frente à igreja São Pedro dos Clérigos, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Logo após a celebração, os fiéis saíram em procissão. Durante todo o percurso – do Terreiro de Jesus ao Campo Grande –, Dom Murilo carrega o ostensório com o Santíssimo Sacramento.

 

Juazeiro

Em Juazeiro, no norte da Bahia, o feriado foi celebrado na catedral-santuário Nossa Senhora das Grotas, no centro da cidade, e na paróquia Santo Afonso, no bairro Castelo Branco. Fiéis católicos prepararam os tapetes coloridos para a passagem do santissimo sacramento.

 

Itabuna

Em Itabuna, no sul do estado, grupos católicos de várias paróquias se uniram às comunidades dos bairros para fazer os tapetes tradicionais. Cada grupo fez tapetes de até 20 metros, que juntos vão formar uma grande desenho e ocupar um quilômetro e meio da Rua das Nações Unidas, no centro de Itabuna. O trabalho começou às 5h e terminou por volta de meio-dia em frente à na catedral de São José.

 

Barreiras

Em Barreiras, no oeste, as homenagens começaram cedo na Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Vila dos Funcionários e também na catedral de São João Batista, o padroeiro da cidade. Sessenta pessoas trabalharam para fazer 100 metros de tapetes.

 

Fonte: G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia