Ambientalistas protestam contra novo superintende do Ibama na Bahia

Ibama

A nomeação do novo superintendente do Ibama na Bahia, Neuvaldo David de Oliveira, tem desagradado ambientalistas do país. Indicação política do deputado federal Uldurico Júnior (PV), Neuvaldo foi multado pelo próprio órgão em R$ 133 mil quando exercia o cargo de prefeito de Caravelas. Economista, Oliveira substituiu Célio Pinto, analista ambiental e servidor de carreira do órgão.

O diretor do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), Renato Cunha, considera que a nomeação vai prejudicar muito a atuação do órgão. “É um absurdo essa indicação. É um retrocesso você tirar do comando um gestor de carreira completamente integrado nas causas ambientais e colocar como indicação política uma pessoa completamente despreparada e com um histórico ambiental lamentável. Gostaríamos que o Ibama funcionasse de uma forma melhor e com ele não vemos essa perspectiva”, declarou.

No comando da prefeitura de Caravelas, Neuvaldo foi contra a criação de uma reserva extrativista federal na cidade. Ao invés disso, o gestor apoiou a instalação de um projeto empresarial de produção de camarões no mesmo local, sobre a justificativa que geraria mil empregos na região.

O diretor do Gambá afirmou que a organização vai solicitar ao Ministério do Meio Ambiente que Neuvaldo seja afastado do cargo. “Estamos fazendo uma manifestação para o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, para que a decisão seja repensada”, afirmou. Sarney é do mesmo partido de Uldurico responsável pela indicação do superintendente, o Partido Verde.

A indicação tem provocado diversas mobilizações de segmentos ambientalista na Bahia de modo que a permanência de David da Caixa, como é conhecido o superintende na região de Caravelas, tende a fechar portas de negociações.

 

 

Fonte: Bocão News



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia