Pelourinho: Sob posse do governo, estacionamentos fecharão por 21 dias para reformas

Após decisão judicial favorável que garantiu a retomada da posse de dois estacionamentos no Pelourinho, a assessoria do Governo do Estado informou que os locais ficarão fechados por três semanas, período no qual passarão por reformas.

pelourinho 2

Ambos estavam em poder da concessionária Master Park, que estava sendo processada pelo Estado desde 2012 por descumprir cláusulas contratuais, colocando em risco os prédios e os usuários.

Os dois imóveis são de propriedade do Estado, sob a guarda do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), vinculado à Secretaria de Cultura (Secult).

Um dos prédios fica no Quarteirão Cultural, entre a Baixa dos Sapateiros e a Rua Gregório de Mattos, com 200 vagas para carro e 40 vagas para moto. O outro está localizado na Rua Inácio Accioly, no Largo Pedro Archanjo, oferecendo 56 vagas para carro e 20 vagas para moto.

O mandado de posse foi dado pelo juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, da 7ª Vara da Fazenda Pública em Salvador, na última quinta (21).

Nos últimos sete anos, comerciantes do Pelourinho e Baixa dos Sapateiros, artistas, turistas e frequentadores dos estacionamentos se queixavam dos preços abusivos, falta de segurança e iluminação, alagamentos, ausência de sanitários e higiene, além de assaltos e presença de usuários de drogas nos equipamentos.

Durante vistorias realizadas nos espaços, foram detectados problemas como instalações elétricas destruídas e próximas a infiltrações de paredes e tetos prestes a provocar curtos-circuitos em toda a região, além de ferragens estruturais enferrujadas e sem manutenção, buracos nos pisos, entre outros.

De acordo com o governo, uma força-tarefa formada por 20 funcionários já trabalha nos locais.

pelourinho 1

Fonte: AratuOnline



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia