UPA de Vitória da Conquista completa um mês de funcionamento com mais de cinco mil atendimentos

01

Um passo muito importante foi dado para a melhoria da assistência à saúde na terceira maior cidade do estado, Vitória da Conquista. Inaugurada em 22 de agosto, pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a UPA, modelo III, já contabiliza mais de cinco mil atendimentos, proporcionando uma melhor assistência e, com isso, desafogando as outras unidade de saúde.

José Antônio Sousa, superintendente do Instituto Brasileiro da Administração Hospitalar (IBDAH), que faz a gestão da unidade, destaca que a UPA é mais uma excelente iniciativa do Governo da Bahia. “Com esta inauguração, a população do sudoeste baiano passou a ser muito bem assistida na urgência e emergência. Nesse primeiro mês realizamos uma média de cinco mil e seiscentos atendimentos”, informou Sousa.

A UPA conta com 24 leitos, sendo quatro para atendimento de pacientes críticos, além de laboratório clínico e diversos equipamentos para auxiliar o diagnóstico, tais como, raio-x, oftalmoscópio, laringoscópio e eletrocardiografia por telemedicina. Os pacientes são assistidos por uma equipe multiprofissional, formada por médicos nas especialidades de clínica, cirúrgica, ortopédica e pediátrica, além de enfermeiros, farmacêutico, nutricionistas, bioquímicos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.

Os atendimentos, segundo a diretora da UPA, Hucilene Simões, são realizados de acordo com o protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco, onde os pacientes classificados como verde ou azul são considerados não urgentes e são atendidos em tempo superior aos classificados como laranja e vermelho, cujo atendimento é imediato.

Neste primeiro mês, a UPA não se destaca apenas pelo elevado número de atendimentos realizados, mas principalmente pela qualidade da assistência ofertada à população. A dona de casa Maria de Lurdes, precisou levar o filho G.S e aprovou o atendimento. “Ele chegou e logo foi atendido pelo médico, fez vários exames e foi medicado. Só tenho a agradecer. É muito bom contar com atendimento perto da gente e principalmente de qualidade”.
Talita Pereira se machucou na academia e precisou de atendimento na UPA. Ela garante que a unidade tem profissionais qualificados e realizam um ótimo atendimento. “Fiquei impressionada com tudo que vi aqui, realmente é uma unidade excelente, bem estruturada e o mais importante: o atendimento é muito bom. Já fui atendida, medicada e agora estou aguardando a liberação do médico”.

Andréa Sued DRT 2055

Comunicação IBDAH



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia