Deputado quer criar feriado estadual em dezembro para comemorar São João na Bahia

Sem condições de realizar a tradicional Festa de São João na Bahia no mês de junho, em razão da pandemia da Covid-19, o deputado Marcell Moraes (PSDB) propôs uma solução alternativa para os festejos serem realizados ainda neste ano. O parlamentar apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) o Projeto de Lei que institui o dia 12 de dezembro de 2020 como feriado estadual, data destinada ao fomento da cultura, economia e lazer, em especial para incentivo às comemorações juninas das cidades de pequeno e médio porte.

Caberá ao governador Rui Costa decretar, em todo o território da Bahia, caso possível, ponto facultativo nos dias 10 e 11 de dezembro, após a administração pública verificar o controle da crise sanitária de saúde. Marcell ressalta que, diante da impossibilidade de realização dos festejos no meio do ano, resolveu encaminhar a proposta, “que visa devolver o período de festividades àqueles que vivem deste brilhante movimento cultural”.

Ele acrescenta que o aquecimento da economia também se reflete nos hotéis, pousadas e albergues, bares e restaurantes, no comércio dos alimentos típicos e ainda nas atividades da classe artística, que faz muitos shows nesta época de forró.

No texto da proposta, Marcell destacou que em 2018 mais de 160 cidades baianas foram beneficiadas por causa dos festejos, aumentando a circulação de riqueza. “Acredita-se que na Bahia as festas juninas movimentam mais de R$ 120 milhões de reais, proporcionando um fortalecimento da economia e geração de riqueza. Riqueza esta que este projeto de lei procura reviver”, concluiu.

Fonte: AratuOn