Governo do Estado anuncia implantação de 110 novos leitos de UTI para Covid-19 no sul da Bahia

Com mais de 500 casos confirmados do novo coronavírus, o sul da Bahia registra a maior taxa de contágio de todo o estado. Cidades como Ilhéus, Itabuna, Uruçuca, Coaraci e Gongogi estão entre as que apresentam a maior proporção de casos por um milhão de habitantes. Para enfrentar o avanço da pandemia na região, o Governo do Estado entregou uma Unidade de Atendimento Covid -19 com 22 leitos no Centro de Convenções de Ilhéus para acolher pacientes suspeitos de infecção. Nesta sexta-feira (1º), em entrevista à TV Cabrália, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, anunciou a implantação de 110 novos leitos de UTI e a chegada de novos respiradores.
“Iremos triplicar o número de leitos na região cacaueira para dar conta do elevado número de infectados. Estamos abrindo leitos no Hospital da Costa do Cacau e ampliando a cobertura com a contratação de outro hospital privado. Iremos implantar também mais 30 leitos no Hospital de Base de Itabuna. Na próxima semana, iremos receber os respiradores que compramos para serem utilizados em toda a Bahia”, afirmou Vilas-Boas.
Em Ilhéus, além do Hospital da Costa do Cacau, a estrutura de atendimento da região conta com 10 leitos de UTI no Hospital de Ilhéus. A cidade aguarda ainda o credenciamento de mais 13 leitos no Hospital São José e outros 30 na montagem de um hospital de campanha. Em Itabuna, a Santa Casa de Misericórdia oferece 10 leitos para adultos no Hospital Calixto Midlej, três leitos infantis de UTI no Hospital Manoel Novaes, além de 40 leitos clínicos.
Outras ações
Para conter a formação de aglomerações e aumentar os índices de distanciamento social em Itabuna e Ilhéus, o Governo do Estado terá o apoio das Forças Armadas. Tropas do Exército, Marinha e Aeronáutica irão auxiliar no controle de pessoas nas ruas e na fiscalização sobre o uso obrigatório de máscara facial protetiva. As duas cidades vão receber 50 novas barracas para padronizar e organizar feiras livres, mantendo distância entre comerciantes e clientes nesses locais.
Unidades de retaguarda
A Unidade de Atendimento Covid-19 inaugurada no Centro de Convenções para acolher, estabilizar e encaminhar pacientes suspeitos de infecção, possui 22 leitos. O espaço recebe casos leves de pessoas com suspeita de infecção e pacientes que apresentam a progressão dos sintomas, como falta de ar. O Centro foi adaptado para operar 24 horas por dia com uma equipe de 20 profissionais de saúde, entre médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, maqueiros, serviços gerais e atendimento.
Os pacientes que apresentarem evolução dos agravos vão ser regulados pela Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do Estado da Bahia para um dos hospitais de referência.
Em Itabuna, o Centro de Triagem foi instalado da UPA 24 no bairro Monte Cristo, com 10 leitos clínicos, que podem se tornar semi intensivos, e três de estabilização, com cerca de 80 profissionais de saúde. A UPA do bairro Fonseca também está sendo estruturada para funcionar como centro de triagem.
Entrega de equipamentos de proteção
O Governo do Estado entregou para a região 5,5 mil litros de álcool em gel 70%, 8,2 mil máscaras de TNT e 2 mil máscaras acrílicas de proteção facial do tipo face shield, para utilização em unidades de saúde, além de 5 mil máscaras de tecido para estudantes. Os materiais foram direcionados para a Prefeitura Municipal de Ilhéus, Santa Casa de Misericórdia (Itabuna), Hospital de Base (Itabuna), Hospital Regional Costa do Cacau (Ilhéus) e Núcleo Territorial de Educação (NTE) de Itabuna.
Bombeiros militares especialistas em defesa química, biológica, radiológica e nuclear (QBRN) estão fazendo a descontaminação de estruturas e ambientes do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus.
Fonte: Secom/Gov.ba


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia