Governo do Estado inaugura a mais moderna cozinha hospitalar do Brasil

Com o investimento de R$ 8 milhões entre obras e equipamentos, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) tem a partir de hoje (24), uma nova cozinha e refeitório, com capacidade de ofertar 7 mil refeições diárias. O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, esteve na unidade no final da tarde desta quinta-feira para fazer a inauguração da estrutura.

De acordo com o secretário, “esta é a segunda etapa da reestruturação do hospital e da área do entorno, cuja fase inicial contou com a instalação de uma Base Comunitária de Segurança, quadra poliesportiva e uma nova via para a circulação de veículos, além de intervenções na própria unidade hospitalar, como a ampliação de leitos de Terapia Intensiva, implantação de um novo parque de diagnóstico por imagem, hemodinâmica, hospital-dia, dentre outros serviços”, afirma Vilas-Boas.

O titular da pasta da Saúde esclarece que na segunda etapa estão sendo investidos mais de R$ 24 milhões, contemplando a ampliação do centro cirúrgico, novo centro de diálise, subestação, estacionamento para 70 veículos, além do refeitório e cozinha.

Para o diretor geral do HGRS, José Admirço Filho, “a nova cozinha e o refeitório são intervenções muito importantes, pois em virtude do maior investimento dos últimos 40 anos, o hospital ampliou serviços e atendimentos. Hoje temos 650 leitos, sendo a maior unidade do Norte-Nordeste, e com esse volume de pacientes, acompanhantes e funcionários, precisávamos de uma estrutura adequada para ofertar até 7 mil refeições diárias”, ressalta.

A nova estrutura conta com climatização no refeitório e na área de produção, além de funcionar 100% a gás natural, o que é sinônimo de economia e eficiência energética. São cinco câmaras frias, sendo uma específica para alimentação enteral.

Também possui uma área denominada de cozinha experimental, onde são elaboradas e testadas novas receitas pelas nutricionistas e residentes da unidade hospitalar.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia