Vacinação contra febre aftosa termina em novembro; expectativa é que gado não precise mais ser vacinado em dois anos

A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa na Bahia deve ser feita a próxima segunda-feira (30), com declaração dos animais enviada até o dia 15 de dezembro. O Estado possui um rebanho com mais de dez milhões de cabeças de gado e há 23 anos é considerado zona livre da doença.

Segundo o Governo da Bahia, a expectativa é de que, após a vacinação de 2021, seja avaliada a possibilidade da retirada da vacina por conta da erradicação da doença em território baiano.

Segundo o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Maurício Bacelar, a previsão é de que sejam vacinados 3,5 milhões de animais entre 0 e 24 meses. Os produtores que não realizarem a vacinação pagarão multa no valor de R$ 53 por animal.

“É importante destacar que a campanha só se encerra após a declaração de todo o rebanho e esse prazo vai até dia 15 de dezembro. A declaração pode ser feita presencialmente nos escritórios da Adab ou no em nosso site”, ressaltou.

A agência possui 384 escritórios espalhados pelos 27 territórios de identidade do estado. Além disso, a vacina de 2 ml poder ser comprada pelos produtores rurais em mais de mil pontos de revendas credenciados pela Adab. A avaliação para retirada da vacina dependerá da realização de auditorias e sorologia dos animais.

A agência também ressalta a necessidade de recadastramento dos produtores que pode ser feita também no momento da declaração dos animais. O recadastramento consiste naturalização dos dados pessoais do produtor, bem como informações sobre a propriedade. Esta ação só pode ser realizada de forma presencial.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia