SEC divulga resultado parcial do sorteio eletrônico para os 43 cursos do Programa Educar para Trabalhar

SEC divulga resultado parcial do sorteio eletrônico para os 43 cursos do Programa Educar para Trabalhar
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou, nesta terça-feira (24), o resultado do sorteio eletrônico para o ingresso de vagas nos 43 cursos técnicos de qualificação profissional ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de ensino não presencial de Educação à Distância (EAD), ofertados pelo Programa Educar para Trabalhar.
As oportunidades são destinadas a estudantes e egressos do Ensino Médio ou dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de ensino. Realizado de modo aleatório e equitativo, o sorteio tem caráter classificatório e foi transmitido em live no canal Educação Bahia, no YouTube.
>> Veja o resultado no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br)
O secretário da Educação do Estado, Danilo Melo, destacou a importância do Educar para Trabalhar para os estudantes da rede estadual. “Toda a juventude precisa dessa grande oportunidade de acesso ao mundo do trabalho, que vem sendo construída pelo governo do Estado. É o maior programa que o Brasil oferece a escolares, contando com parceiros que têm know how para oferecer educação continuada. Tivemos o sorteio eletrônico público realizado de forma pública, transparente, aberto e democrático”
O superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal, explicou que, ao todo, o programa Educar para Trabalhar ofertou, a partir de 2021, 200 mil vagas como parte da política de expansão da oferta da Educação Profissional e Tecnológica pelo governo do Estado.
“A política de qualificação profissional dos estudantes e egressos da rede estadual, como parte da formação cidadã e de inserção no mundo do trabalho, está sendo continuada por meio deste grande programa, que é o Educar para Trabalhar, realizado pelo governo do Estado, junto a parceiros importantes”.
A SEC ofertou, nesta nova etapa, 110.459 vagas para os 43 cursos de qualificação profissional ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), de 10 Eixos Tecnológicos.
O prazo para recursos será nos dias 25 e 26 de maio e o resultado final será publicado no dia 27 de maio. A matrícula ocorrerá de 28 de maio a 12 de junho e as aulas serão iniciadas no dia 13 de junho, em parceria com o Sistema S, composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); o Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (SENAI); e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), sendo os responsáveis pela prestação dos serviços educacionais.
Mediado pela coordenadora da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Jaiane Fiaz, o sorteio eletrônico contou com as participações de representantes do SENAI, SENAC e SENAR, da Procuradoria-Geral do Estado, da Ouvidoria do Estado, da Ouvidoria da Secretaria da Educação do Estado, do Fórum Estadual da Educação, do Tribunal de Contas do Estado e da Defensoria Pública.

 

Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia