Dois programas estaduais na Bahia irão possibilitar que a população de baixa renda tenha acesso à Carteira Nacional de Habilitação. O “CNH da Gente” e o “CNH na Escola” foram sancionados na sexta-feira (21) pelo Governo do Estado e garantirão isenção das taxas do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para os beneficiados.

Essas iniciativas beneficiarão principalmente estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica da rede pública estadual, além de atenderem a população cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os programas serão executados pelo Detran-BA, e o cadastro será feito pela internet, embora a data de início das inscrições ainda não tenha sido divulgada.
O anúncio foi feito pelo vice-governador Geraldo Júnior, juntamente com a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, e o diretor-geral do Detran-BA.
De acordo com Rowenna Brito, o programa CNH da Gente oferecerá 10 mil vagas, sendo 5 mil destinadas a estudantes da rede estadual com mais de 18 anos que participam do Bolsa Presença. Além disso, 2 mil vagas serão reservadas para estudantes com menos de 17 anos, que terão a oportunidade de realizar a parte teórica da habilitação ao longo de dois anos.