As ações de combate às ligações clandestinas realizadas pela Neoenergia Coelba na Bahia resultaram na remoção de 160 mil irregularidades em 2024, uma média de 437 fraudes por dia. O número representa um recorde histórico e um aumento de 3% em relação a 2023.

A energia recuperada no período foi de 496 milhões de kWh, suficiente para abastecer 4 milhões de residências por um mês ou garantir o fornecimento de energia para Salvador por 50 dias.
O resultado se deve a investimentos em tecnologia e mobilização de equipes em campo. No ano passado, a Neoenergia Coelba realizou mais de 130 mil inspeções e adquiriu 20 novos drones para auxiliar nas fiscalizações. Além disso, aprimorou ferramentas para identificar fraudes remotamente, aumentando a precisão das operações.
As ações foram realizadas em todos os setores econômicos e classes sociais. Em 2024, mais de 30 mil indústrias e comércios foram flagrados com irregularidades, assim como 13 mil fazendas e propriedades agrícolas.
Segundo Madson Melo, gerente de Recuperação de Energia da Neoenergia Coelba, as operações têm como objetivo garantir a segurança da população e combater a concorrência desleal entre empresas.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até oito anos de reclusão. Em 2024, oito pessoas já foram conduzidas à delegacia na Bahia por envolvimento em fraudes.
Além dos prejuízos financeiros, as ligações clandestinas representam um grave risco à população, podendo causar acidentes fatais e interrupções no fornecimento de energia.