7 erros comuns que recrutadores não querem ver no seu currículo

Apesar de já usarmos sites de empregos com formulários prontos e editáveis, os currículos impressos ou enviados por e-mail ainda são bastante utilizados no Brasil. Com isso, questões como “pode foto?”, “Quantas páginas o CV deve ter?” e “colocar ou não colocar essa informação?” são bem comuns.

Visando solucionar alguns questões do tipo, Paulo Dias, diretor de recrutamento da Stato, elaborou um guia com sete questões que podem melhorar o seu material e conquistar o recrutador:

1. Falta (ou excesso) de dados pessoais

Um entrevistador perde muito tempo e interesse quando recebe um currículo com informações como idade, contatos e endereço residencial escondidos. “Um bom currículo sempre tem essas informações claras e logo no início”.

De acordo com Dias, informações como o número do RG e do CPF devem ser evitadas (exceto se forem exigidas pelo recrutador). O mesmo deve ser feito com imagens 3X4 na capa do currículo.

2. Não minta jamais

De acordo com Dias, mentir é a pior coisa a ser feita em um currículo. “Se você não fala inglês fluentemente, não escreva isso. Seja transparente, pois se seu currículo for selecionado, a mentira pode cair por terra na entrevista. E será muito pior, acredite.”, orienta o especialista.

3. Cuidado com os erros ortográficos

O currículo será a primeira impressão que ficará sobre você e, por isso, é essencial evitar erros na escrita do mesmo.“Evite passar a imagem de descuidado, revisando seu currículo antes de enviá-lo”. Pedir ajuda a um colega nesse momento também é válido. “Outra pessoa pode perceber erros e te dar dicas de coisas que você não havia se atentado”, finaliza o diretor da Stato.

4. Não exagere na formatação

Segundo Paulo Dias, formatações mirabolantes podem confundir o recrutador. “Opte pelas fontes clássicas como Times New Roman e Arial, em tamanho legível e na cor preta. Usar negrito, itálico ou sublinhado também é permitido, principalmente para destacar títulos, empresas e cargos ocupados”, finaliza.

5. Prefira informações claras e objetivas

Escreva todo o texto de forma clara e objetiva. Você deve, por exemplo, inserir uma breve descrição de suas experiências e de mencionar todos os cargos ocupados em cada passagem profissional, ao invés de longos textos.

“No entanto, não se prolongue demais para descrever suas funções exercidas. O entrevistador avaliará sua capacidade de sintetizar sua experiência em poucas linhas”, diz Dias.

6. Discutir remuneração na hora certa

Segundo Dias, incluir a pretensão salarial é algo que não pega bem. “A remuneração é assunto para ser discutido em entrevista e não para ser estampado no currículo. Coloque apenas se for solicitado pelo recrutador. Ainda assim, procure colocar sua última remuneração (caso tenha) como referência.”, acredita o diretor.

7. Tamanho exagerado

Finalizando, Dias acredita que currículo com uma página é o suficiente para um candidato em início de carreira. “No caso de profissionais mais experientes, o ideal seria entre duas a três páginas. Currículos muito longos e prolixos dificultam a localização de informações importantes”, finaliza.

 

 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia