‘É possível’, diz Lula, sobre eventual pedido de dinheiro a empreiteiras

IMAGEM_NOTICIA_5O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou, no depoimento prestado à Polícia Federal (PF) no último dia 4, durante a Operação Acarajé, que tenha pedido doações para o Instituto Lula, mas admitiu que funcionários do entidade poderiam ter pedido dinheiro a empresas. “Não, porque não faz parte da minha vida política, ou seja, eu desde que estava no sindicato eu tomei uma decisão: eu não posso pedir nada a ninguém porque eu ficaria vulnerável diante das pessoas”, afirmou Lula. A íntegra da oitiva foi divulgada nesta segunda-feira (14) pela força-tarefa da Operação Lava Jato.

Após a PF ter questionado se funcionários como Paulo Okamotto (presidente do instituto) ou a Clara Ant (diretora) podem ter pedido doações a qualquer empresa, “entre elas a Camargo Correa”. “É possível, é possível”, confirmou Lula. O petista também foi indagado se o instituto recebe doações espontâneas. “Não. Aliás, eu não conheço ninguém que procura ninguém espontaneamente para dar dinheiro, nem o dízimo da igreja é espontâneo, se o padre ou o pastor não pedir, meu caro, o cristão vai embora, vira as costas e não dá o dinheiro, então dinheiro você tem que pedir, você tem que convencer as pessoas do projeto que você vai fazer, das coisas que você vai fazer.

Lamentavelmente, no Brasil ainda não é uma coisa normal, mas no mundo desenvolvido isso já é uma coisa normal, ou seja, não é nem vergonha, nem crime, alguém dar dinheiro para uma fundação, aqui no Brasil a mediocridade ainda transforma tudo em coisas equivocadas”, respondeu. Após o delegado enumerar as empreiteiras às quais a explicação de Lula valeria, ele confirmou para todas, mas disse não saber informar quais de fato doaram dinheiro, nem quem seria o interlocutor da Camargo Correa, cuja doação foi confirmada pelo ex-presidente. Ao ser questionado se “alguém da OAS, alguém da Andrade Gutierrez” poderia ser acionada para comprovar a operação, Lula declarou: “eu já disse para você que a mim não interessa discutir esses assuntos, não me interessa”. Lula chegou a interromper o interrogatório para tomar café. “Vou pegar um café aqui, deixa eu pegar um café”, disse, ao ser perguntado sobre as atividades da sede principal. (Bahia Notícias)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia