Novo Cruze estreia como o sedã mais surpreendente do segmento

A Chevrolet apresenta o Novo Cruze, que chega como o carro de passeio mais surpreendente já comercializado pela marca no Brasil. Além de profundas mudanças visuais, estruturais e mecânicas, o modelo agrega um pacote tecnológico nunca antes ofertado em um sedã médio de produção regional.

A segunda geração do Cruze, aliás, começa a impressionar ainda parado. A silhueta tipo “cupê de quatro portas” e as linhas elegantes esculpidas na carroceria externam este conceito vanguardista do carro. O dinamismo também aparece nas proporções do sedã, que ficou ligeiramente maior.

Tudo isso para melhor aproveitamento do espaço da cabine, que ganha também sofisticação e uma extensa lista de equipamentos de conforto, conveniência e segurança, como o sistema de estacionamento automático e o assistente de permanência na faixa – caso ele perceba que o carro está saindo da pista involuntariamente, um sinal é emitido e a trajetória poderá ser corrigida automaticamente pelo veículo.

Outra novidade é o inédito motor com tecnologia Ecotec turbo com Stop/Start e injeção direta de combustível. Ele agrega o melhor dos dois mundos: elevada potência típica de esportivos com cilindrada superior, com um consumo similar ao de compactos 1.0.

Assim como o propulsor, a transmissão automática de seis velocidades também é a mesma utilizada no recém-lançado Novo Cruze norte-americano. Para o mercado brasileiro, no entanto, o conjunto foi aperfeiçoado para poder rodar com gasolina e etanol (flex), o que resultou ainda em um ganho de potência e torque.

Os 153 cavalos, os 24,5 kgfm de força e a boa posição de guiar tornam a condução extremamente prazerosa. Nota-se que o sedã está muito mais ágil, tanto em arrancadas como em retomadas de velocidade. O turbo auxilia nesta tarefa, colaborando igualmente para um maior silêncio a bordo.

Em relação a conectividade, ponto forte dos modelos Chevrolet, o Novo Cruze mostra por que continua sendo a vitrine tecnológica da marca. O multimídia é de última geração e traz Android Auto e Apple CarPlay, tela de 8 polegadas de alta definição capacitiva, navegador embarcado e comando de voz.

O computador de bordo colorido no centro do quadro de instrumentos é outro capítulo à parte. Permite ao condutor configurar e monitorar as mais variadas funções do veículo, como a pressão de cada um dos pneus, níveis de uso do óleo e da bateria; enquanto um avançado sistema orienta a dirigir da forma mais econômica, mostrando inclusive a evolução recente neste quesito.

Para a versão 2017 do Cruze, o OnStar soma aos serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e conectividade a nova versão do aplicativo com o alerta de valet (o dono recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro).

Exclusividade que estreia no OnStar do sedã é a orientação de navegação feita por meio de setas na tela do computador de bordo e comando de voz.

“O Novo Cruze sem dúvida irá impactar o mercado, pois eleva o patamar de qualidade, de performance e de estilo do segmento. Até porque o carro foi desenvolvido para atender um perfil crescente de clientes de sedã, o entusiasta por tecnologias inovadoras”, salienta Santiago Chamorro, presidente da General Motors.

Em relação à capacidade de inovação, o executivo compara o Novo Cruze a outros sedãs icônicos da Chevrolet, como a segunda geração do Vectra e o Omega.

O Novo Cruze chega em duas configurações de acabamento: LT (luxo) e LTZ (alto luxo). São seis opções de cores, entre elas quatro metálicas inéditas: Branco Abalone, Vermelho Edible Berries, Cinza Satin Steel e Preto Ouro Negro. O Branco Summit e o Prata Switchblade completam o catálogo.

O modelo está previsto para chegar às concessionárias Chevrolet a partir de junho, para demonstração e test-drive. No mês seguinte começam as entregas aos primeiros consumidores. A garantia do veículo é de três anos.

Em outro patamar

Herança da geração anterior, o Novo Cruze vem completo desde a versão mais acessível. Além dos itens comuns a modelos de sua categoria, o Chevrolet traz controle eletrônico de tração e de estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), direção elétrica, luz de condução diurna, controle de cruzeiro, abertura e fechamento dos vidros por controle remoto, tomada de 12V também para os ocupantes traseiros, revestimento premium dos bancos, OnStar e sistema isofix de fixação de cadeirinha infantil.

O assistente de partida em rampas, o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, a câmera de ré, o sensor de estacionamento, o sistema de áudio de alta definição e o multimídia MyLink também passam a ser equipamentos de série a partir de então.

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Já a versão topo de linha (LTZ) soma entre outros airbags laterais e de cortina, faróis com regulagem de altura e luz de condução diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na chave e partida por botão no painel, acionamento da ignição por controle remoto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, multimídia MyLink com GPS integrado, acabamento da grade e das maçanetas externas em cromo, rodas escurecidas.

“A novidade para a versão LTZ do Novo Cruze é um pacote Hi-Tech jamais oferecido em veículos do segmento e que coloca o sedã médio da Chevrolet no mesmo patamar tecnológico de modelos premium importados de preço e categoria superiores”, explica Hermann Mankle, diretor de marketing da Chevrolet.

O pacote se destaca pelos seguintes itens:

– Assistente de permanência na faixa

– Alerta de colisão frontal

– Alerta de ponto cego

– Sistema de estacionamento automático

– Farol alto inteligente

– Carregador de celular sem fio

– Banco do motorista com ajustes elétricos

O assistente de permanência na faixa possui uma câmera na parte superior do para-brisas que “lê” as faixas da via e faz eventuais correção na trajetória do veículo ao perceber que ele está saindo involuntariamente da pista.

O alerta de colisão frontal é um equipamento de segurança bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o motorista estabelece eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo, por exemplo, ser alertado caso o outro automóvel sofra uma redução de velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do parabrisa, um alarme soa pelos alto-falantes do carro.

O alerta de ponto cego auxilia o motorista em mudanças de faixa. Uma luz acende no retrovisor externo atentando da presença ou da aproximação de um outro automóvel ou de uma motocicleta em tráfego lateral.

O sistema de estacionamento automático ajuda o motorista a estacionar em vagas paralelas e perpendiculares. Radares e sensores espalhados pela carroceria identificam os obstáculos em volta e o volante esterça sozinho. Ao condutor, basta seguir as instruções no computador de bordo de quando acelerar e frear o veículo, por exemplo.

Já o sistema de iluminação inova com os faróis altos inteligentes, sistema que altera o facho de acordo com o tráfego para não ofuscar, por exemplo, a visão do motorista do veículo que vem em sentido contrário.

Outra inovação que chega com o Novo Cruze é compartimento no console central com tecnologia capaz de carregar o smartphone via indução eletromagnética. Basta colocar o telefone compatível com essa tecnologia neste espaço para que sua bateria seja recarregada sem a necessidade de fios.

Foco em eficiência energética

O Cruze 2017 estreia o novo motor Ecotec 1.4 Turbo Flex de elevada potência. Apesar de desenvolver até 153 cavalos e 24,5 kgfm de torque, seu grande trunfo é o baixo consumo de combustível, similar ao de veículos equipados com propulsores 1.0.

Com baixa emissão de poluentes e nota “A” no selo de eficiência energética do Inmetro, o Novo Cruze percorre, de acordo com dados do instituto, com gasolina, 11,2 km/l na cidade e 14 km/l na estrada; com etanol, 7,6 km/l e 9,6 km/l, respectivamente. Na média, é cerca de 30% mais econômico que o modelo de geração anterior.

Várias tecnologias contribuem para esses números. No motor, o turbocompressor, a injeção direta de combustível, o cabeçote com coletor de escape integrado, além de bloco e cárter também de alumínio, o comando variável de válvulas e o sistema Stop/Start, que desliga momentaneamente o motor enquanto o veículo para no semáforo, por exemplo. Já a plataforma contribui com menor massa, melhor aerodinâmica e tecnologias para redução do arrasto.

Essa modernidade se reflete ainda em boa agilidade no trânsito, tanto em arrancadas como em retomadas de velocidade e manobras de ultrapassagem, pois o motor turbo disponibiliza 90% do seu torque numa faixa plana entre 1.500 rpm e 5.000 rpm. Já a potência máxima ocorre entre 5.600 rpm e 6.000 rpm.

A transmissão automática de seis velocidades é de terceira geração, a mesma utilizada no Cruze norte-americano. Ela caracteriza-se pela suavidade e agilidade das trocas de marcha e é capaz de se adaptar ao modo de condução do condutor. Possui paralelamente sistema Active Select, que permite a troca manual por meio da alavanca do câmbio.

*DCI



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