Secretário de Educação do Rio critica palestra de Taís Araújo: ‘Idiotice racial’

Benjamin cita como exemplo recente a palestra que a atriz Tais Araujo fez no começo do mês, em São Paulo, quando ela falou sobre as diferenças entre criar um menino e uma menina, ambos negros, numa sociedade preconceituosa.

“Nossa maior conquista — o conceito de povo brasileiro — desapareceu entre os bem-pensantes. Qualquer idiotice racial prospera. A última delas é uma linda e cheirosa atriz global dizer que as pessoas mudam de calçada quando enxergam o filho dela, que também deve ser lindo e cheiroso. Vocês replicam essa idiotice”, escreveu Benjamin.

Benjamin escreveu ainda que “se os brasileiros mudassem de calçada quando vissem uma pessoa morena ou negra, viveriam em eterno ziguezague”. Nos comentários, a colunista Flávia Oliveira criticou as palavras do secretário que, segundo ela, remetem ao século XIX. A jornalista escreveu ainda que “impressiona o titular da pasta da Educação ser tão míope sobre o racismo brasileiro”.

https://www.facebook.com/cesar.benjamin.58/posts/1524764727558900

Em outro comentário, um internauta lembrou o caso do ator negro que foi espancado por assaltantes após ter ajuda negada por seguranças do metrô de São Paulo. Na resposta, Benjamim alegou que pessoas de outras etnias “também apanhavam injustamente”.

Em uma publicação no Facebook, a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) também criticou a fala de Benjamin. “Podemos discordar de muitas coisas na política, mas não vou tolerar o seu discurso racista”, escreveu ela. No post, Marielle acrescenta: “O problema não é diferença. É quando essa diferença nos retira a igualdade de direitos, representação e oportunidades”.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação informou que Benjamin “está com a agenda lotada” nesta terça-feira.

*O Globo



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia