Idosa de 103 anos que venceu a gripe espanhola ajuda no combate ao coronavírus

A rotina da idosa Josephina Marquezano Hamuch, de 103 anos, mudou com a chegada do novo coronavírus. Moradora de Santos, no litoral de São Paulo, a idosa decidiu confeccionar máscaras para ajudar no combate à Covid-19. Filha de italianos, ela contou que venceu a gripe espanhola com um ano de idade e compara o momento à pandemia.

“Parece a mesma coisa, muitas mortes, as pessoas sem muita orientação. Quando eu fiquei mal, com um ano de idade, falaram para meus pais que eu não iria sobreviver. Mas estou aqui agora”, declara Josephina, conhecida como Dona Pina entre os mais íntimos.

Ela conta que na época não tinha como ter certeza da doença, já que a situação da saúde era precária. Dona Pina explica que os sintomas eram parecidos e que os médicos foram muito pessimistas a respeito do quadro de saúde dela. Apesar da situação, ela, que é natural de São Paulo, superou a gripe em 1918 e, anos depois, se mudou para Santos com os cinco filhos. Aos 103 anos, ela se orgulha em dizer que não precisa tomar nenhum medicamento.

Com a saúde boa, e em meio à pandemia do novo coronavírus que impediu a idosa de sair de casa, ela teve a ideia de confeccionar máscaras para doação. Dona Pina relata que o filho comentou sobre a forma de prevenção, e ela decidiu começar. “Sou costureira desde sempre e é fácil. Em dois dias, fiz várias, algumas até foram para doação”, comenta.

Dona Pina montou a mesa de costura em casa e utiliza uma de suas máscaras na hora da confecção. Ela relata que é cuidadosa no dia a dia, sem sair de casa. As doações foram uma forma de ajudar abrigos e outras pessoas que precisam ter cuidados neste período. Apesar de difícil, ela comemora a boa saúde e é otimista com a situação.

“Não tenho diabetes, não tenho colesterol alto, não tomo remédios e como coisas saudáveis. Se uma doença passou [a gripre espanhola] porque essa [Covid-19] não iria passar? Faço muita oração para que isso acabe logo”, diz otimista Dona Pina.

Fonte: G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia