IBGE: 4 a cada 10 casas da Bahia não têm esgotamento sanitário adequado

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (6), uma pesquisa que aponta que 42,6% dos domicílios na Bahia não têm esgotamento sanitário adequado: ou seja 4 a cada 10 casas.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), que é referente ao ano de 2019, aponta ainda que 33,9% não têm coleta de lixo porta a porta e 14,8% não têm abastecimento por rede de água.

Dos três serviços básicos, o esgotamento sanitário, que é considera adequado quando feito por rede geral, pluvial de coleta ou fossa séptica ligada à rede) é menos presente nos domicílios baianos.

Até o ano passado, 2,3 milhões de residências, o que representa 42,6% do total, não tinham o serviço, segundo o IBGE. Apesar do percentual alto, a análise em comparação com anos anteriores mostra um aumento do fornecimento do serviço às casas baianas.

Em 2018, por exemplo, esse percentual era de 56,5%. Em números gerais, 2,9 milhões de residências do estado possuem esgotamento sanitário adequado, um número de 57,4%.

No caso da coleta direta de lixo, o número de domicílios sem o serviço é de 1,8 milhão. O número O serviço atende a 66,1% das residências baianas, aproximadamente 3,4 milhões de casas.

*Bahia.Ba



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia