Desigualdade: mulheres dedicam quase dobro do tempo do que homens em tarefas domésticas

Foto : Freepik

A pesquisa “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, divulgada hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que as mulheres dedicam praticamente o dobro do tempo do que os homens com tarefas domésticas e cuidados com filhos.

Enquanto elas levam, em média, 21 horas semanais realizando funções em casa, os homens gastam cerca de 11 horas. Especialistas acreditam que a pandemia reforçou a desigualdade de gênero nos afazeres do tipo.

Além diso, a crise econômica levou ao corte de vagas nos setores onde as mulheres são mais presentes. Como as aulas foram suspensas durante boa parte do ano passado no país ou ainda continuam suspensas em alguns estados, como na Bahia, muitas mulheres tiveram que deixar o mercado de trabalho para conseguir conciliar tarefas.

Segundo o IBGE, o nível de ocupação de mulheres cai de 67,2% para 54,6% quando há crianças com menos de três anos de idade em casa. Já para os homens, esse índice passa de 83,4% para 89,2%.

M1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia