Cartórios dizem que nunca registraram tantas mortes por causas naturais no Brasil como em março deste ano

Março de 2021 foi o mês com o maior número de mortes por causas naturais no Brasil ao menos desde 2003, quando teve início a série histórica de óbitos computada pelos cartórios. Foram 144.576 mortes ocorridas no último mês, apontam os registros coletados até esta quinta-feira (1). Os dados são da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.

Apesar de já baterem recorde, os números de março ainda devem aumentar nos próximos dias, já que nem todas as mortes ocorridas no mês foram registradas. Isso porque o registro de uma morte no sistema pode levar dias para ser contabilizado.

O segundo mês com mais mortes por causas naturais nos últimos 18 anos foijunho de 2020, quando morreram 139.365 pessoas, segundo dados do Portal da Transparência da Arpen.

Mortes provocadas por acidentes ou violência não entram nessa estatística, mas apenas as naturais, ou seja, aquelas causadas por qualquer doença, como a Covid-19.

“Com certeza março de 2021 foi o mês mais mortal para o Brasil por causa da pandemia. Não houve nenhuma catástrofe que explicasse um salto tão grande de óbitos, nenhum outro causador [entre 2003 e 2021]”, analisa o cientista de dados Isaac Schrarstzhaupt.

Fonte: G1