Semana de 4 dias de trabalho: experimento no Brasil mostra resultados positivos

quatro dias de trabalho
Experimento avalia estratégias de empresas para semana de 4 dias de trabalho – Imagem: reprodução

A semana de trabalho de 4 dias, que já é realidade em alguns países, ainda parece distante para muitos brasileiros. Afinal, estamos acostumados com a jornada de 5 dias desde a década de 20, quando a Ford a instituiu em suas fábricas, criando uma tendência que se consolidou ao longo do tempo.

A ideia da Ford era aumentar a produtividade e reduzir o absenteísmo, oferecendo aos funcionários dois dias de descanso por semana. Na teoria, a felicidade dos trabalhadores também levaria a um aumento na eficiência do trabalho.

Embora a semana de 4 dias ainda esteja em fase experimental no Brasil, os primeiros resultados são animadores. Empresas que aderiram ao projeto piloto relatam:

  • Menos faltas
  • Otimização de tarefas
  • Tempo livre para resolver questões pessoais

O projeto piloto da “4 Day Week Brazil”, em parceria com a “4 Day Week Global”, durou três meses. De setembro a dezembro de 2023, os colaboradores de 22 empresas com até 250 funcionários trabalharam 4 dias por semana, sem redução de salário, com o objetivo de manter a produtividade.

Ainda é cedo para tirar conclusões definitivas, mas os resultados iniciais do projeto piloto são promissores. As empresas participantes relatam um impacto positivo na saúde mental dos colaboradores, com:

  • Redução do estresse
  • Aumento da satisfação no trabalho
  • Melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional

A produtividade, principal ponto de preocupação com a redução da jornada de trabalho, não foi afetada negativamente. Em alguns casos, inclusive, houve um aumento na produtividade.

Ainda há muitos desafios a serem superados antes que a semana de 4 dias se torne realidade para a maioria dos trabalhadores brasileiros. Entre eles:

  • Adaptação da cultura organizacional
  • Redistribuição da carga horária
  • Impacto nos custos das empresas

No entanto, os resultados positivos do projeto piloto demonstram que a semana de 4 dias é uma alternativa viável que pode trazer benefícios tanto para os trabalhadores quanto para as empresas. O futuro do trabalho está em constante mudança, e a semana de 4 dias pode ser uma parte importante dessa transformação.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia