Com apoio da coordenação, calouros são recebidos por alunos nus em universidade do RS

Imagem: reprodução

A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) organizou uma “apresentação artística” com estudantes iniciantes, realizada nas dependências do edifício que abriga os cursos de Artes Visuais. Aprovada pelo diretório acadêmico da instituição, a exibição aconteceu na sexta-feira, dia 8 de março, com o propósito de dar as boas-vindas aos novos alunos.

Essa atividade faz parte do programa “Acolhida Cidadã” da universidade federal. De acordo com a Coordenação dos Cursos de Artes Visuais, a apresentação foi projetada de forma que pudesse ser apreciada por pessoas de todas as idades, sem a inclusão de elementos de natureza sexual.

Segundo a Furg, o objetivo do programa é receber os calouros da melhor maneira possível. A instituição argumenta que, devido a mudanças no cenário educacional, é essencial contextualizar os novos alunos sobre a universidade, proporcionando-lhes uma recepção positiva por parte da comunidade acadêmica, com o intuito de abolir práticas de trotes violentos.

Contudo, a iniciativa gerou controvérsias entre os professores da Furg, com membros do corpo docente expressando desaprovação.

Em resposta, a Coordenação dos Cursos de Artes Visuais emitiu o seguinte comunicado:

“A Coordenação dos Cursos de Artes Visuais esclarece que, na última sexta-feira (8/3), ocorreu uma performance artística concebida e realizada por estudantes, como parte da programação da Acolhida Cidadã, organizada pelo diretório acadêmico.

A performance foi realizada no Átrio, espaço expositivo do Prédio das Artes, e as cenas apresentadas não tiveram qualquer conotação erótica e/ou sexual, tratando-se apenas de corpos nus.

Durante a performance, não havia presença de crianças no local; no entanto, caso estivessem presentes, de acordo com as diretrizes do Ministério da Justiça em relação à classificação indicativa para espetáculos e filmes no país, essa situação receberia classificação livre.

O Curso de Artes Visuais encoraja práticas artísticas em performance e não identifica nenhum problema na ação realizada”, declarou a Furg.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia