Argentina reforça controles nas fronteiras, especialmente com o Brasil, para combater atividades ilegais

A ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, anunciou na terça-feira (28), o reforço dos controles nas fronteiras do país, com destaque para a fronteira com o Brasil, como parte do Plano Güemes. O objetivo da medida é combater atividades ilegais, como o tráfico de drogas e contrabando, por meio de uma ação coordenada entre o governo de Javier Milei e as administrações provinciais.

Foto: Shutterstock

A instalação de uma cerca de 200 metros na divisa com a Bolívia, já previamente anunciada pela Casa Rosada, também faz parte do pacote de medidas de segurança.

Bullrich destacou a fronteira de Misiones, no Brasil, como uma área prioritária, devido ao grande fluxo de pessoas que atravessam a pé, enfrentando riscos de violência com pistoleiros. De acordo com o Correios, a ministra descartou, por enquanto, a construção de novas barreiras, como o plano para Águas Blancas, em Salta, onde será erguida uma cerca para controle de imigração.

A ministra também explicou que os mecanismos de vigilância serão ajustados conforme a dinâmica econômica entre os países. Em certos períodos, a Argentina exporta mais produtos para o Brasil devido aos preços mais baixos, mas, no momento, o foco está no contrabando de mercadorias brasileiras mais baratas para o território argentino, sem o pagamento dos devidos impostos.

Além disso, Bullrich anunciou a implementação de novas ferramentas tecnológicas de vigilância em Formosa, que faz fronteira com o Paraguai, e mencionou a recuperação de drones adquiridos durante o governo de Mauricio Macri (2015-2019), que haviam ficado inutilizados no mandato de Alberto Fernández (2019-2023).

Informações obtidas através do site Correios 24 horas.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia